Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

domingo, 12 de junho de 2011

Centro cultural está em fase de acabamento

Galpão no final de 2009.
Antigo galpão de estocagem e usinagem de café está sendo adaptado para abrigar centro cultural.

O município de Bom Jardim inaugurará em breve um centro cultural, denominado de Galpão Cultural por aproveitar um prédio centenário, construído em 1898, e que foi por muitos anos depósito de sacas de café. A obra foi iniciada em outubro de 2009 abrigará um museu, teatro e pró-memória, além corredor para exposições, cantina e salão para oficinas culturais.

Antiga usina, final do século XIX.

História

No final do século XIX foi construída a ferrovia, sendo erguida uma estação de trem na então Fazenda Bom Jardim, distante da vila de São José do Ribeirão, centro comercial da região, o que trouxe progresso para as novas terras. Aos poucos, a vila de São José perdeu importância e a fazenda, por sua proximidade com a estação e pela grande produção de café, transformou-se em um centro de comércio e ponto de encontro de fazendeiros, agricultores, escravos e visitantes. O trem foi decisivo para o aumento da produção e na maior lucratividade da fazenda, e também para o surgimento, emancipação e história do município.

Estava formado o polo urbano e a construção de um grande galpão se fez necessário para abrigar a usina de café e todo o estoque da produção. O prédio de beneficiamento do coronel Péricles Corrêa da Rocha Sobrinho foi erguido em tempo recorde para os padrões da época - cinco anos - sendo usado para pilagem, secagem e armazenamento do produto. No local também funcionava um gerador hidrelétrico, que fornecia eletricidade para os equipamentos do prédio e para a casa-sede da fazenda.

O galpão foi concluído cinco anos depois da emancipação de Bom Jardim (em 1898).

Nova vida cultural


Obras do Galpão adiantadas

Depois da reforma o galpão terá 1.030 m2 de área coberta, com dois pavimentos. O antigo porão abrigará dois grandes salões, onde funcionarão a “Praça Musical” e o “Salão das Oficinas”, com aulas de música, dança e pintura. O centro de mídia digital, com local para entrevistas e produções, será instalado numa pequena sala e o grande corredor virará local de exposições permanentes. O andar superior possuirá dois ambientes, que se tornarão o Teatro Municipal, com 130 lugares, e o “Centro de Memória Bonjardinense”. Haverá ainda um hall administrativo e instalações de copa-cozinha e banheiros. A obra está sendo custeada com recursos do Ministério da Cultura.

Adaptado de texto de Álvaro Lutterback

0 comentários:

Postar um comentário