Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ministério da Cultura busca parcerias para projetos na Região Serrana

O Ministério da Cultura vai participar do esforço de recuperação da Região Serrana do Rio de Janeiro, atingida por forte temporal no início deste ano. Para isso, pretende desenvolver projetos culturais específicos, em parceria com empresas e instituições públicas e privadas.

Os primeiros contatos nesse sentido já foram feitos com a Casa da Moeda, que manifestou preocupação com o aspecto sociocultural da recuperação local e o interesse em patrocinar alguns destes projetos. Serão beneficiados os municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Areal, Bom Jardim e Sumidouro. A idéia é dar prioridade às redes culturais já constituídas que desenvolvam projetos sustentáveis na região, com destaque para a economia criativa, a fim de estimular a produção e a renda das comunidades locais.

No último dia 10 de junho, o Representante Regional do MinC, André Diniz, participou, em Nova Friburgo, de uma reunião com Secretários de Cultura dos municípios da região e representantes dos movimentos culturais locais interessados no desenvolvimento dos projetos. André Diniz destacou que “estas parcerias devem servir para descentralizar os investimentos em cultura”. Ele afirmou, ainda, que a Ministra Ana de Hollanda “pediu atenção especial para a Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro”.

Como a cultura pode contribuir para a recuperação da região serrana, devastada pelas chuvas?

André Diniz – A cultura é importante para o fortalecimento das relações e a recuperação da autoestima da população atingida. Num primeiro momento, o importante era uma ação de emergência para recuperar a região: socorrer as vítimas, reconstruir estradas e moradias. Nós entramos numa segunda etapa, estimulando as manifestações culturais e promovendo a economia criativa, que contribui para a geração de empregos e de renda.

Além desse programa, que outras ações o Ministério da Cultura planeja para a Região Serrana do Rio?

André Diniz – O Ministério da Cultura já tem uma presença marcante na região. São 13 pontos de cultura e três pontões reconhecidos e estimulados pelo MinC e dezenas de projetos realizados através do PADEC, em parceria com o governo do Estado. Estamos finalizando também uma parceria com o Serpro para a instalação de telecentros, que vão promover a democratização do acesso à internet . Vamos iniciar ainda uma série de encontros regionais para consolidar o Sistema Nacional de Cultura . Além disso, temos mantido um contato muito bom com os Secretários de Cultura dos Municípios , que se organizaram num fórum regional , onde discutimos ações conjuntas para as cidades. Enfim, são várias frentes de atuação para o desenvolvimento da Cultura na Região Serrana.

0 comentários:

Postar um comentário