Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ponte cai com caminhão de areia

Ponte provisória destruída. 
Ponte provisória desaba no Ribeirão do Capitão sob o peso de um caminhão.

Quinta-feira, 23 de junho de 2006. Feriado de Corpus Christi e dia em que uma ponte não suportou o peso de caminhão basculante com carga de areia e desabou sobre o córrego Ribeirão do Capitão, na zona rural do distrito de São José do Ribeirão. Não houve feridos.

Ao que parece, o vão central da ponte de madeira estava apoiado na estrutura de concreto da antiga ponte. Com o peso, talvez tenha ocorrido uma acomodação da estrutura, que não suportou a carga e desmoronou.

A ponte original foi uma das que a tempestade de 12 de janeiro destruiu em Bom Jardim. Localizava-se nas proximidades do "Bar do Parente" e do Edgar Torres.



Pinguela construída por moradores da região.
Poucos dias após a tragédia que assolou a região serrana do Rio de Janeiro, ainda sem ponte e impossibilitados de chegar aos centros urbanos, populares construiram uma pinguela que permitiu a passagem ao menos a pé. Meses depois a municipalidade, segundo contaram moradores, contratou empreiteiro que construiu a ponte provisória.

Este acidente parece ser apenas o prenúncio do que pode vir a acontecer. A ponte no Bairro de Fátima, com falhas na construção e sob intenso tráfego de veículos, pode ser a próxima a desmoronar. Apesar de uma placa indicar que o peso máximo permitido é de 12 toneladas, tem transitado sobre a mesma cargas bem superiores. É o que tem acontecido, por exemplo, quando caminhões carregados de toras de eucalipto passam pelo local.

Muitas promessas têm sido feitas; muito dinheiro tem sido arrecadado em impostos e outros tributos; presidente e governador visitam a região e ... quase nada tem sido concretizado. Já se passaram quase seis meses da tragédia e as obras mal começaram. Talvez as autoridades "competentes" estejam esperando uma vítima fatal para, só então, tomarem providências.

0 comentários:

Postar um comentário