Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Vida cultural renovada em Bom Jardim

Cidade inaugura centro de artes, com teatro e oficinas, e aguarda reabertura de cinema reformado.
 
O Galpão Cultural em Bom Jardim oferece atividades para estudantes, como oficinas  (Crédito: Divulgação)

Fonte: Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro

O município de Bom Jardim está tendo a vida cultural renovada neste ano de 2011.  Ganhou um dos mais bem equipados centros de cultura do interior do Estado do Rio e deverá ainda ter seu antigo cinema reaberto - e reformado - até o fim do ano.  O  despertar para as artes foi marcado por um festival que reuniu poesia, teatro, palestras e exposições no mês de agosto, quando foi inaugurado o Galpão Cultural num prédio que no início do século passado abrigou uma usina de beneficiamento de café. Agora, o espaço tem salas de música, balé, dança de salão, teatro com 130 lugares, um museu e ainda abriga um projeto de memória. O prédio foi restaurado e adaptado para comportar o espaço cultural. As características históricas, porém, foram preservadas.

E a prefeitura da cidade, com o apoio do governo do estado, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (Padem), iniciou as obras de reforma e modernização do antigo Cine Bom Jardim, ponto de encontro de algumas gerações, que voltará a ser opção de lazer e diversão. A sala de projeção será inaugurada até o fim do ano e contará com 300 poltronas.  A comunidade participa e aplaude o grande número de atividades culturais, que ajuda a cidade a superar o infortúnio provocado pelas chuvas do início do ano.
 


Homenagem a professora que incentivava a leitura

O Galpão Cultural foi batizado com o nome da professora Margaret de Fátima de Jesus Silva, que foi uma das grandes educadoras do município, por se empenhar em transformar seus alunos em grandes leitores.  Ocupa o prédio histórico construído em 1898 pelo coronel Péricles Corrêa da Rocha. Erguido em tempo recorde para os padrões da época - em cinco anos - foi utilizado por décadas para pilagem, secagem e armazenamento de café. No local também funcionava um gerador hidrelétrico, que fornecia eletricidade para parte do município. Segundo o secretário de cultura da cidade, Déscio Freire , “o galpão foi concluído cinco anos  depois da emancipação de Bom Jardim (em 1898) e pode se dizer que o prédio assiste e  participa de toda história da cidade”.

Novo teatro tem 130 lugares

Reformado, o prédio tem 1.030 m2 de área coberta, com dois pavimentos.  O antigo porão abriga dois grandes salões, onde funcionam a “Praça Musical” e o “Salão das Oficinas”, com aulas de música, dança e pintura. O centro de mídia digital, com local para entrevistas e produções, será instalado numa pequena sala e o grande corredor virou local de exposições permanentes. O andar superior possui dois ambientes: o Teatro Municipal, com 130 lugares, e o “Centro de Memória Bonjardinense”. Existe ainda um hall administrativo e instalações de copa-cozinha e banheiros. A obra foi custeada com recursos do Ministério da Cultura.

Novo cinema será inaugurado em dezembro

O antigo Cine Bom Jardim, situado à Rua Miguel de Carvalho, encontrava- se desativado há alguns anos, servindo de espaço para realização de missas enquanto a Igreja Matriz passava por obras. O Cine Teatro foi inaugurado em 10 de janeiro de 1954, com a exibição dos filmes  Duelo das Paixões  e  Vale das Sombras. O projetor Century, importado dos Estados Unidos, era o que havia de mais moderno na época.

O projeto de reforma engloba melhoramentos em todo o prédio, mantendo as características históricas da construção. O espaço contará com poltronas, palco multiuso, camarins e uma nova tela com projetores modernos. A fachada receberá letreiros em neón e todas as dependências serão adaptadas para circulação de portadores de necessidades especiais.

O prédio abrigará ainda um pequeno museu, onde os visitantes poderão conhecer os antigos projetores do início do século passado, assim como outras peças que foram recuperadas. A obra está orçada em R$ 787.500, e ficará pronta em dezembro.

Fomento cultural

O Galpão Cultural já é considerado um sucesso de público. Em agosto, promoveu o III Festival de Poesia, com a participação de autores de diversas cidades do estado. O primeiro lugar para interpretação ficou com a artista da  oficina de teatro Gleyciane Paes; já o jovem poeta João Gabriel Moura, com a poesia A Banda, foi o grande vencedor da noite.  No dia 18 de agosto, com o recém inaugurado teatro municipal totalmente lotado, o  Galpão recebeu o espetáculo Theatro de um homem só, de Alan Castelo, que está percorrendo os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, num projeto  contemplado em edital da Secretaria Estadual de Cultura.  No dia 20, aconteceu a palestra do professor Déscio Freire , abordando curiosidades e fatos que marcaram a vida do coronel  economia do município. Logo depois apresentou-se o Coral de Bom Jardim, que vem  levantando aplausos nas suas exibições.

 Fomentar a vida cultural e social do município: este, segundo o secretário, é o objetivo número um do centro cultural. “Abrir espaço para produção e consumo de bens culturais aproxima a comunidade, além de revigorar o sentimento de pertencimento à história e cultura local”.  No aspecto social, os cidadãos ganharão uma opção definitiva para encontros, discussões, palestras, seminários e apresentações. “Isso tudo vai agregar valor ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município, evitando também o êxodo da juventude para as capitais”, explicou o secretário. 

Agenda cultural em setembro

Para o mês de setembro está previsto um tributo ao compositor bonjadinense Marino Pinto, que teve parcerias com Herivelto Martins. Suas composições ganharam voz de estrelas como Isaura Garcia, Aracy de Almeida, Orlando Silva, Nelson Gonçalves e Dalva de Oliveira.

O Galpão está aberto de terça a sexta de 9h às 16h30m (com intervalo para almoço das 12h às 13h30m); aos sábados e domingos, das 14h às 18h.

Colaboração de Alvaro Lutterback

1 comentários:

Anônimo disse...

Excelentes notícias para Bom Jardim e região!!!

Postar um comentário