Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Corpo de Bombeiros terá nova sede.


Secretários Estaduais e Secretários Municipais posam para
foto com bombeiro no prédio provisório, ao lado da EMATER.
Foto: Prefeitura de Bom Jardim.
Estão em andamento as providências para construção de um novo prédio para o Destacamento do Corpo de Bombeiros em Bom Jardim, garante Secretário Estadual de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro.

No dia 16 de setembro os secretários de estado  de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, deputado Felipe Peixoto, e de Defesa Civil, Coronel Sérgio Simões, pousaram de helicóptero em Bom Jardim, no campo de futebol de São Miguel. Os objetivos foram visitar o local destinado à instalação da nova unidade do Corpo de Bombeiros no município (ao lado do Ginásio Poliesportivo Edgard Erthal) e conheceram a realidade das atuais instalações do destacamento, junto à Emater-Rio.

“É notável que as instalações foram feitas para serem provisórias, o local está apertado para abrigar nossos homens e equipamentos”, frisou o Coronel Simões, que garantiu que as obras de construção começam ainda este ano. “O local para o novo destacamento é ótimo e de fácil acesso, começaremos as obras em breve”, finalizou o secretário de estado, Coronel Simões.

Após a visita à sede, as autoridades almoçaram em Bom Jardim e retornaram ao Rio de Janeiro.

Fonte: Prefeitura de Bom Jardim

"Festa do cavalo" em São José do Ribeirão

Começa hoje vai até domingo, 2 de outubro, a “Festa do Cavalo”, no Rural Park, em São José do Ribeirão.

30/09 - sexta - Show Gospel, com Jaison Santos e Ministério Um Novo Tempo;

1º/10 - sábado - 11h - Cavalgada, seguida das apresentações de Swing do Forró (17h), Cissa Rego e Marcos Vinícios (21h), e JR Banda Show (0h).

2/10 - domingo - 10h - Concurso de Marcha (Mirim, Mangalarga Marchador, Mangalarga Paulista, Marcha Picada, Muares, Campolina, Mestiços). Os participantes concorrerão a sorteios de brindes, premiação em dinheiro, troféus e um prêmio para o campeão dos campeões.
- 19h - Antonio Valério, o Rei do Baião.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

DETRAN: vistoria em Bom Jardim em outubro

O DETRAN visita 48 municípios do estado no mês de outubro, oferecendo serviços como vistoria anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e alteração de características, entre outros.
                                                                                                 
Com a visita dos vistoriadores, o DETRAN evita que seus clientes precisem se deslocar até cidades vizinhas para regularizar os veículos. Para agendar o serviço, os motoristas devem estar com o IPVA pago e ligar para 0800-0204040 ou 0800-0204041, de segunda a sexta-feira, das 6h à meia-noite, e aos sábados, das 8h às 18h.

Em outubro haverá apenas um dia de vistoria em Bom Jardim: o dia 18.

Tributo a Marino Pinto

Coral canta Estrela do Mar

O Coral de Bom Jardim cantou "Estrela do Mar", do compositor bom-jardinense Marino Pinto, em evento intitulado "Tributo a Marino Pinto".

A homenagem ao ilustre artista da terra, de projeção nacional na MPB, foi realizado em 23/09/2011, no Teatro Municipal do Galpão Cultural Margaret de Jesus, em Bom Jardim.

A narração da história ficou a cargo de Marisa Maia e a percussão foi executada por Jouber Alves.
Assista ao vídeo na TV Portal Bom Jardim.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Festival de vídeos de animação em Bom Jardim

No dia 28 de outubro se comemora o Dia Internacional da Animação (cinema de animação). Bom Jardim será um dos cerca de 400 municípios que participará da exibição de uma mostra desse tipo de arte. O evento principal contará com uma mostra nacional e uma mostra internacional, ambas com cerca de uma hora de duração.

Realizado pela ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação) - http://www.abca.org.br/ - o evento  tem entrada franca e é sem fins lucrativos, está na sua oitava edição, conquistando, a cada ano, maior visibilidade e parceiros em diversos municípios brasileiros. A mostra oficial de curtas-metragens de animação é realizada no dia 28 de outubro, às 19h30min, simultaneamente em todas as cidades participantes.

Além da mostra principal, haverá duas outras: uma mostra paralela, com filmes voltados para o público infantil e realizada no período diurno, e uma mostra local, com filmes de artista da região.

A mostra infantil já tem algumas sessões confirmadas, podendo ser criadas outras, caso escolas se interessem em agendar horários: 
     - 26/10/2011 -  9h;
     - 27/10/2011 - 14h;
     - 28/10/2011 - 14h.

Já está confirmado que o Teatro Municipal (no Galpão Cultural Margaret de Jesus) sediará o evento. Em breve publicaremos mais detalhes.

Secretaria Municipal de Educação convoca professores para congresso

A Secretaria Municipal de Educação-SME de Bom Jardim convocou todos os seus professores, "independente da função, concursado ou não", para participarem do Congresso Nacional de Educação promovido pelo Colégio Santo Agostinho. O tema norteador do Congresso é "O profissional da educação e a qualidade de ensino".

Em virtude de parceria firmada entre o Colégio e a municipalidade, os professores estão isentos da taxa de inscrição (no valor de R$ 180,00).

O evento será realizado no Bom Jardim Maravilha Clube.

De acordo com a convocação da SME, os dias 22/10, sábado (das 8h30min até o fim da palestra iniciada às 20h) e 23/10, domingo (das 8h até o fim da palestra iniciada às 15h30min) serão computados como letivos no calendário escolar 2011.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Contação de histórias na biblioteca

O evento é parte das comemorações do aniversário de criação da Biblioteca Pública Municipal João XXIII e acontecerá no sábado, 1º de outubro, às 15h, com a participação especial dos palhaços SUCATA, ABELHITO E TIPIAPÁ.

A contação de histórias começa às 15h, é gratuito e para todas as idades. Na oportunidade também serão apresentados os resultados da Oficina de Teatro com Bonecos.


Além desse evento, todos os leitores que frequentarem a biblioteca em outubro concorrerão ao sorteio de livros.

Histórico da criação da biblioteca pública de Bom Jardim

Nos princípios de 1897, Miguel de Abreu, Américo Rocha e Alfredo Friedmann se mobilizaram para criar uma biblioteca pública em Bom Jardim, ficando a mesma instalada no prédio da então Câmara Municipal. Mas só posteriormente, em 15/10/1941, foi criada oficialmente a biblioteca, sendo instalada no Edifício Cariello (gestão do prefeito Celso Peçanha). Entretanto, a Biblioteca Pública Municipal João XXIII só recebeu este nome graças ao projeto de Lei nº 10, de 18 de novembro de 1963, de autoria do então vereador Miguel Monnerat T. de Aguiar, na gestão do prefeito Walter Vendas Rodrigues.

Bancários em GREVE!

Nesta terça-feira (27) os bancários deflagaram uma paralisação nacional. Os trabalhadores reivindicam 12% de aumento salarial enquanto a Federação dos Bancos oferece 8%. Na maioria das cidades apenas os caixas eletrônicos estão funcionando.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Um novo direito dos professores

Leis efetivas são as leis obedecidas. Professores, não é chegado o momento de fazerem uma campanha nacional de obediência civil?

16/09/2011
Ionara Soveral Scalabrin*
Leandro Gaspar Scalabrin**

Desde 24 de agosto de 2011, os professores têm direito a trabalhar, no mínimo, um terço de sua jornada de trabalho sem a presença dos educandos. Este tempo pode ser destinado para preparar aulas, corrigir provas e trabalhos, realizar pesquisas e leituras, participar de atividades de formação pedagógica. Tratam-se das chamadas “atividades extra-classe” ou “horas-atividade” e significam seis horas e vinte minutos semanais, para a jornada de 20 horas, e doze horas e quarenta minutos semanais para a de 40 horas.

Os professores da rede pública (federal, estadual ou municipal) da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio) são os titulares deste novo direito, sejam contratados ou concursados, de área ou do currículo por atividade, unidocentes ou não, e também os que atuam na gestão escolar, nas atividades de direção ou administração, planejamento, inspeção, supervisão, coordenação e orientação educacionais.

A lei federal 11.738, de 16 de julho de 2008, criou este novo direito (artigo 2º, parágrafo 4o). Todavia, entre 30 de abril de 2009 e 24 de agosto de 2011, a eficácia do mesmo esteve suspensa por força de decisão cautelar proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta última data, porém, foi publicada nova decisão do STF, que restabeleceu a validade da lei e na qual o Tribunal reconheceu que “é constitucional a norma geral federal que reserva o percentual mínimo de 1/3 da carga horária dos docentes da educação básica para dedicação às atividades extraclasse” (ADI 4.167/DF, Rel. Min. Joaquim Barbosa, julgada em 06/04/2011).

Em nosso país, ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei, conforme garante nossa Constituição Federal (art. 5º, inciso II), de modo que aos professores está colocado um desafio. Desde 24 de agosto, cada um deles pode, em virtude da lei, a partir de sua livre iniciativa e sem necessidade de esperar pelo diretor da escola, pela secretaria de educação, pelo governo ou pelo Estado, trabalhar no mínimo um terço de sua carga horária sem alunos. A efetivação deste direito difere bastante da questão do piso nacional do magistério criado pela mesma lei 11.738 e que depende da ação do Estado para ser implantado.

A eficácia de uma lei possui um carácter sociológico indiscutível, a ponto de poder afirmar-se que as leis efetivas são as leis obedecidas. Professores, não é chegado o momento de fazerem uma campanha nacional de obediência civil? Quem pode cometer o previsto na lei? Devem ou não obedecê-la? Eis a questão, haja vista que ninguém pode ser punido por cumprir uma lei.

*Pedagoga, mestranda em Educação (UPF)
**Advogado, membro da Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (RS)

domingo, 25 de setembro de 2011

Show "TEMPO DA DELICADEZA"

O GAMA-Grupo de Arte, Movimento e Ação, da cidade de Nova Friburgo, apresenta no sábado, 1º de outubro de 2011, às 20h, Thiago Guzo e banda com o show "Tempo da delicadeza". O evento acontecerá no Teatro Municipal do Galpão Cultural Margaret de Jesus, no centro de Bom Jardim.

Com músicas de Chico Buarque, o show tem classificação livre e é gratuito!

Músicas:

Todo sentimento . Cotidiano . As vitrines . Eu te amo . Choro bandido . Retrato em branco e preto . Sabiá . Meu guri . Cecilia . Beatriz . A Rita . Carolina . Apesar de você . Para todos.

Ficha Técnica:

Thiago Guzo: piano, voz, violão
Jouber Alves: bateria
Ozias Gonçalves: contrabaixo
Jonathan Lima: violoncelo, guitarra
Raphael Veronose: direção musical
Chico Figueiredo: ambientação cênica
Juburu: direção geral

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE BOM JARDIM

Por Marjorie Botelho (*)
 
            O Município de Bom Jardim, no dia 16 de Setembro de 2011, realizou sua 1ª Conferência Municipal de Juventude, contando com a participação de mais de 100 jovens, oriundos de diferentes Distritos, a saber: Bom Jardim, São José e Barra Alegre. A Conferência aconteceu no Distrito de Barra Alegre, no Colégio Estadual Leopoldo Oscar Stutz, organizada pelo Instituto Imagem e Cidadania, ponto de cultura rural, situado em Santo Antônio, em parceria com a Oficina Escola As Mãos de Luz, Associação Cultural Barra Alegre e Cineclube Professor Assuramaya.  A Prefeitura de Bom Jardim, através da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, apoiou a realização da etapa municipal, contribuindo com a divulgação, disponibilizando estrutura para o transporte e doando cestas básicas para o almoço e lanche. Sinalizando a abertura de um diálogo importante do poder público com os e as jovens Bom-Jardinense. Também contamos com o apoio da Padaria Nona Carmela que disponibilizou o lanche.

Mesa de abertura.
            Na I Conferência Municipal foi realizada uma pesquisa junto aos jovens para traçar um perfil da juventude bom-jardinense.  Esse material que está sendo sistematizado contribuirá para analisar a situação juvenil no município, direitos garantidos e violados, acesso a bens culturais e educacionais, esporte e lazer, entre outros. A Mesa de Abertura contou com a presença de representantes das entidades integrantes da comissão organizadorl, Mabel Caldas da Associação Cultural Barra Alegre e Cineclube Professor Assuramaya e Luiza Borba da Oficina Escola As Mãos de Luz, da Diretora do CELOS, Denise Guinancio, da Secretária Municipal de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo, do representante da EMATER, Mauricio Latini e da Conselheira Nacional de Juventude, Marjorie Botelho, integrante do Instituto de Imagem e Cidadania.


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PCH de Bom Jardim é liberada pela ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica-Aneel liberou nesta segunda-feira, 19 de setembro, o início da operação comercial da unidade geradora UG 3 da PCH Santa Rosa, localizada nas cidades de Bom Jardim e Cordeiro (RJ). A unidade tem potência de 10 MW.

Fonte: Agência CanalEnergia

RJ-150 (Nova Friburgo-São José do Ribeirão) ganha nome

A Lei nº 6050, de 19 de setembro de 2011, do Rio de janeiro, denominou de "RODOVIA JOSÉ FERREIRA DE AMIL" a RJ-150, que liga os municípios de Nova Friburgo e Bom Jardim, via Amparo.

A denominação é resultado de projeto de Lei (Nº 3027/2010) de autoria do deputado Rogério Cabral.

A justificativa do projeto, com a biografia do homenageado, foi a seguinte:

Mostra de dança no Galpão Cultural

O Teatro Municipal do Galpão Cultural Margaret  de Jesus apresentou sua 1ª Mostra Coreográfica. Foi no domingo, 18 de setembro, às 16h, com alunos da Cia de Dança Cosme Silva. Uma coreografia apresentada, "Bicho de Sete Cabeças", você pode assistir na TV Portal Bom Jardim.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Colégio de São José do Ribeirão é matéria do jornal Extra

Escola de Bom Jardim luta para ir bem de novo no Enem, apesar da enchente


Weverton dos Santos e Monaria Leal.
Foto: Bruno Gonzalez
Fonte: Extra.globo.com
Por Matheus Vieira
20/09/2011

Weverton dos Santos, de 17 anos, e Monaria Leal, de 16, dividem as salas do Colégio Estadual Professor João Brasil, em São José do Ribeirão, distrito de Bom Jardim, na região serrana do estado, e um sonho: viver de música. Apesar das poucas oportunidades culturais apresentadas nas redondezas, os dois alunos do 2º ano contam com um diferencial: o bom desempenho da escola no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010.

A Professor João Brasil é pequena: tem um pátio, sete salas de aula e 353 alunos (divididos em dois turnos). E ficou em quarto lugar entre as escolas da rede estadual no Enem, com 609,84 pontos.

Mas, para o próximo exame, marcado para os dias 21 e 22 de outubro, pode ser mais difícil repetir a façanha. O entorno foi bastante prejudicado pelas enchentes de janeiro. A escola ficou intacta, e serviu de abrigo para desalojados. Na casa de Weverton, a água carregou livros, guitarra e móveis. Hoje, a família do estudante já conseguiu se reerguer.

— Sorte que tenho internet, senão não tinha como estudar as matérias passadas.

Apesar das dificuldades, os estudantes estão confiantes.

— Quem está aqui quer muito ir para a faculdade. E a escola é uma referência para a gente — disse Monaria.

Foi com o 3º ano de 2010 que a Professor João Brasil estreou no Enem. Não havia Ensino Médio na unidade até então. Da turma de 12 estudantes, nove entraram em universidades. Pablo Borba, de 20 anos, passou para o curso de Física do Cefet de Nova Friburgo. E também para Uerj, UFRJ e UFF:

— Escolhi ficar no Cefet para ajudar em casa, pois perdemos tudo na enchente.

Para a diretora do colégio, Denise Silva, o segredo está na relação escolar:

— Desejo para eles o que quero para minha filha.

A Seeduc informou que "a Empresa de Obras Públicas visitará as escolas da rede a partir de 2012 para verificar a possibilidade de construção de quadras nas que ainda não dispõem desse espaço. Nesse ano foram levadas em conta outras prioridades, como cobertura, impermeabilização, redes elétrica e hidráulica".

Leia mais clicando aqui.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Desvio de Barra de Santa Teresa volta a receber caminhões e carros de passeio

As obras de melhorias e recuperação da estrada municipal de Barra de Santa Teresa já foram concluídas e caminhões de pequeno, médio e grande porte estão autorizados a passar pela estrada que liga Bom Jardim ao quilômetro 100 da RJ 116. A travessia encurta o tempo de viagem e diminuiu o fluxo de caminhões dentro da cidade, evitando transtorno para os próprios motoristas e os moradores do Centro de Bom Jardim.

O desvio é paralelo à rodovia e seu acesso se dá na RJ 116, na altura do quilômetro 100, e reencontra a rodovia estadual  próximo ao Trevo das Bandeiras, 200 metros depois de onde ficava a ponte destruída pela tragédia das chuvas de janeiro.

Operadores de tráfego estão no local 24 horas por dia, orientando os motoristas e monitorando o sistema de Siga e Pare, montado na interseção entre a RJ 116 e a estrada de Barra de Santa Teresa. 

Fonte: Concessionária Rota 116

A concessionária Rota 116 S/A deu mancada de novo em seu site. Anunciou, em 19/09/2011, que a ponte na Barra de Santa Tereza estava liberada. No dia seguinte eu passei pelo local, com a intenção de fazer um registro fotográfico, e constatei que o trecho continuava em obras.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Governo do EStado contrata empresa para elaborar projeto da Estrada do Contorno

A Fundação Departamento Estadual de Estradas e Rodagem - DER assinou contrato com a empresa LGO TOPOGRAFIA LTDA para realizar serviços de levantamentos topográficos, cadastrais e outros para elaboração de projetos viários e estruturais do contorno de Nova Friburgo. A estrada deverá ligar Mury, na altura da RJ-116, à RJ-144, depois encontrando com a RJ-146, seguindo nas estradas municipais BJ-18 e BJ-34, e retornando à RJ-116 na altura do trvo de Duas Barras. O total do percurso é de 42km. A empresa terá 90 (noventa) dias corridos para ralizar os trabalhos, que deverão estar prontos, portanto, até meados de dezembro.
Leia a seguir a íntegra da publicação do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro - DOERJ (Pg. 18. Poder Executivo, de 15/09/2011)
SECRETARIA DE ESTADO DE OBRAS
FUNDAÇÃO DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM
EXTRATO DE INSTRUMENTO CONTRATUAL
DENTIFICAÇÃO: Contrato nº 026/2011, assinado em 09.09.2011. PARTE: DER-RJ e LGO TOPOGRAFIA LTDA. OBJETO: Serviços de levantamentos topográficos, cadastrais e outros para elaboração de projetos viários e estruturais do contorno de Nova Friburgo, ligando Mury na RJ-116 a RJ-144, encontrando com a RJ-146, seguindo nas estradas municipais BJ-18 e BJ-34, e retornando à RJ-116, no estado do Rio de Janeiro, num total de 42km. PRAZO : 90 (noventa) dias corridos. VALOR: R$ 848.545,75. FUNDAMENTO : Lei Federal nº 8.666/1993 e Decreto Estadual nº 3.149/1980. PROCESSO Nº E-17/202.019/2011.

Projeto Viva Infância atuou em Bom Jardim


 Com o objetivo de preservar a essência das crianças, no dia 31 de agosto, às 9h, na quadra poliesportiva ao lado da Casa de Cultura, a Prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria de Cultura, recebeu o Projeto Viva Infância, uma realização do Centro Cultural Viva.

Com a parceria, a manhã de alegria, diversão e muitas gargalhadas contou com a participação de cerca de 90 crianças e professores da Escola Municipal Armando Jorge Pereira de Lemos. A atores de circo garantiram o direito de brincar, promovendo o bem-estar social e o respeito à cidadania, alvo do organizador do Viva Infância, Patrick Nogueira.

As ações do projeto foram voltadas para apresentações de números de circo, oficina com malabares e construção de brinquedos. As crianças tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da magia do riso e do mundo lúdico.

O projeto tem patrocínio da Bernad Van Leer Fundation, uma fundação holandesa que apoia projetos sociais.

Fonte: Prefeitura de Bom Jardim

Bom Jardim já tem Conselho dos Direitos do Idoso

Reunião do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso,
na Casa da Cultura.
No dia 1º de setembro, às 18h, no auditório Marino Pinto (Casa da Cultura Mário Machado Nicoliello), os membros do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso se reuniram para definirem quais membros irão compor a diretoria e fixarem as datas das reuniões ordinárias.

Os participantes do conselho são as secretarias de Promoção e Assistência Social; de Saúde; de Educação; de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer; Procuradoria Jurídica; assim como o Centro Social Luiza de Marilac; a Santa Casa de Bom Jardim, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, o Grupo da Terceira Idade e o Lar para Idosos Frederico Meyer.

Durante o encontro, foi lida a ata da reunião ampliada realizada no dia 06 de julho, e os membros escolheram: presidente - Josiane dos Santos; vice-presidente - Márcia Rodrigues Costa; 1ª secretária - Sônia Regina Vogas de Aguiar; e 2ª secretária - Geovania Jaqueline dos Anjos.

As reuniões ficaram marcadas para a terceira terça-feira de cada mês, sendo a próxima no dia 20.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bom Jardim

Transporte universitário tem novo ponto de saída

A prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria de Governo, informa aos estudantes das universidades Cândido Mendes, Santa Doroteia, e Estácio de Sá que, desde o dia 12 de setembro de 2011, os ônibus estão partindo da Praça Governador Roberto Silveira, em frente à Prefeitura, às 17h10min.

Tributo a Marino Pinto

Marino Pinto, compositor.
Fonte: Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer de Bom Jardim.

Na próxima sexta, 23 de setembro, ás 20h, será realizado no Teatro Municipal do Galpão Cultural um show em homenagem ao compositor bom-jardinense Marino Pinto. O "Tributo a Marino Pinto" contará com músicos e cantores da cidade e a participação especial do Coral de Bom Jardim.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Correios estão em greve por tempo indeterminado

Por: Agência Brasil de Notícias

Os serviços de entrega rápida dos Correios, como Sedex Hoje, Sedex 10 e Disque Coleta, estão suspensos temporariamente por causa da greve dos funcionários da estatal, que começou nesta quarta-feira (14). Segundo o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, a entrega de cartas e encomendas comuns continuará sendo feita, mas poderá haver atrasos.

Escola de Banquete ganha Sala de Inclusão Digital

Prefeito Paulo Barros  frisou que a educação é prioridade
em seu governo.
Com o objetivo de incluir crianças bom-jardinenses da área rural no mundo digital, o Conselho de Exportadores de Café do Brasil – CeCafé –, em parceria com as empresas Valorização e Lavazza, implantaram no Centro de Educação Municipal Amanda Farias Almeida, localizada em Banquete, o projeto ‘Criança do Café na Escola’, com a doação de uma sala de inclusão digital. A inauguração da sala, que ganhou o nome de Climério Pereira Velloso, ocorreu no dia 09 de setembro, às 11h, com a presença do prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros.

Construção da ponte atrai futuros engenheiros

Moderna técnica de tubulões a ar comprimido traz estudantes de engenharia a Bom Jardim.

Esquema de tubulão a ar comprimido.
Imagem: Benapar
No último sábado, dia 10 de setembro, alunos do curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da UFRJ realizaram uma visita técnica às obras realizadas em estradas que cortam municípios do interior do Rio.

Segundo o Professor Ericksson Almendra, nenhuma aula, slide, filme, ou mesmo um professor, substitui uma visita técnica para alunos de engenharia. “É extremamente importante que os futuros engenheiros conheçam grandes obras e indústrias. Nós formamos esses profissionais, que precisam ter essa vivência”, diz Almendra.

Os alunos Laís Alves e Raphael Duarte foram os responsáveis pela organização do evento, que contou com a presença de 85 pessoas e durou o dia todo. Os professores Ricardo Valeriano e Elaine Garrido Vazquez acompanharam a turma.

Os dois ônibus partiram da UFRJ no sábado pela manhã. A primeira visita técnica foi na estrada RJ 122, que liga os municípios de Guapimirim e Cachoeiras de Macacu, - a primeira rodovia brasileira a receber a tecnologia do asfalto de borracha. Logo depois, foi a vez de os participantes do evento conhecerem o tubulão a ar comprimido na cidade de Bom Jardim, próximo de Friburgo. A terceira e última visita foi na ponte da cidade de Santa Maria Madalena.

Tubulões a ar comprimido

 Essa tecnologia é usada quando se precisa fazer a fundação de uma ponte junto a um lençol freático. O ar comprimido aumenta a pressão interna no buraco e expulsa a água de dentro do tubo. A tubulação é dividida em dois módulos: em cima fica a câmara de descompressão e, mais abaixo, a câmara de alta pressão. Tanto para entrar como para sair do tubo, os funcionários devem se alojar na câmara de descompressão até atingir a pressão atmosférica recomendada.

O tempo de permanência dos operários no tubo é de, no máximo, quatro horas, mas a obra é feita 24 horas por dia, com as equipes se revezando. De acordo com as normas de trabalho, uma equipe médica deve sempre acompanhar a operação de um tubulão a ar comprimido devido aos riscos que o operário corre submetido às altas pressões.

Fontes:

1- Cequal Assessoria de Imprensa e Comunicação da Escola Politécnica da UFRJ
2-  Pini Web
3- Benapar

Colégio de São José do Ribeirão faz bonito no ENEM

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor João Brasil, de São José do Ribeirão, turma de 2010, foram muito bem na prova do ENEM e alguns já cursam suas respectivas faculdades.

A média estadual obtida na prova foi 511,21 e a nota final dos alunos do colégio público do 2o distrito de Bom Jardim foi 609,84. Em redação os alunos obtiveram nota 661,36.

Comparando a nota obtida pelos ribeironenses com a dos alunos de outros colégios públicos da região (Nova Friburgo, Cantagalo, Sumidouro, Duas Barras, Cordeiro, Madalena, Macuco), o Colégio João Brasil só perdeu para o CE Eduardo Breder, de Nova Friburgo. Outro detalhe importante diz respeito à participação dos alunos na prova: o CE João Brasil teve 91% da turma participando da prova, enquanto no CE Eduardo Breder a participação dos alunos foi de apenas 41%.

A nota obtida foi a melhor de Bom Jardim, em colégios públicos, só perdendo para um colégio particular (o Colégio Santo Agostinho).

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Vida cultural renovada em Bom Jardim

Cidade inaugura centro de artes, com teatro e oficinas, e aguarda reabertura de cinema reformado.
 
O Galpão Cultural em Bom Jardim oferece atividades para estudantes, como oficinas  (Crédito: Divulgação)

Fonte: Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro

O município de Bom Jardim está tendo a vida cultural renovada neste ano de 2011.  Ganhou um dos mais bem equipados centros de cultura do interior do Estado do Rio e deverá ainda ter seu antigo cinema reaberto - e reformado - até o fim do ano.  O  despertar para as artes foi marcado por um festival que reuniu poesia, teatro, palestras e exposições no mês de agosto, quando foi inaugurado o Galpão Cultural num prédio que no início do século passado abrigou uma usina de beneficiamento de café. Agora, o espaço tem salas de música, balé, dança de salão, teatro com 130 lugares, um museu e ainda abriga um projeto de memória. O prédio foi restaurado e adaptado para comportar o espaço cultural. As características históricas, porém, foram preservadas.

E a prefeitura da cidade, com o apoio do governo do estado, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (Padem), iniciou as obras de reforma e modernização do antigo Cine Bom Jardim, ponto de encontro de algumas gerações, que voltará a ser opção de lazer e diversão. A sala de projeção será inaugurada até o fim do ano e contará com 300 poltronas.  A comunidade participa e aplaude o grande número de atividades culturais, que ajuda a cidade a superar o infortúnio provocado pelas chuvas do início do ano.
 

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Projetos da prefeitura de saneamento básico são pré-selecionados pela Funasa

Após o cadastramento de dois projetos visando à implantação de sistema de esgotamento sanitário no município de Bom Jardim, a prefeitura, através das secretarias de Meio Ambiente e de Projetos Especiais, obteve da Fundação Nacional de Saúde o resultado como pré-selecionado. O próximo passo será a entrevista técnica, onde a prefeitura apresentará os projetos para que, posteriormente, o órgão avalie sua aprovação.

A solicitação ao governo federal, através do PAC 2, engloba a execução de toda obra no primeiro distrito e a elaboração do projeto para atender aos outros três distritos. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Jackson Vogas, a elaboração do projeto do primeiro distrito foi feita pelo governo do estado e as duas propostas cobrem todo o município.

Fonte: Prefeitura de Bom Jardim 

MP recomenda medidas para prevenir novos deslizamentos em estradas da Região Serrana

Fonte: O Globo

O Ministério Público do Rio recomendou nesta terça-feira ao Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) que o órgão tome providências quanto aos riscos geológicos nas Rodovias RJ 130 (Teresópolis-Nova Friburgo) e RJ 150 (Nova Friburgo-Bom Jardim). Os promotores de Justiça de Nova Friburgo deram um prazo de até dez dias para que seja feita uma lista com as medidas que serão adotadas e um cronograma de implantação.

A notificação tem como objetivo garantir a segurança da população e prevenir acidentes, já que informações do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e do Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ), demonstram que existe grande risco de novos deslizamentos, rolamentos de pedras e de blocos rochosos em diversos trechos das duas rodovias. O descumprimento da medida pode caracterizar omissão indevida, autorizando o MP a ajuizar uma Ação Civil Pública para fixar responsabilidades e reparar danos à sociedade.

Maringá: um exemplo de cidadania a ser seguido

Câmara de Maringá rejeita projeto para aumentar número de vereadores

Projeto de lei propunha 21 parlamentares, atualmente Câmara possui 15.
Sociedade civil organizada lotou plenário nesta terça-feira (13).

Bibiana Dionísio Do G1 PR, com informações da RPC TV de Maringá 

Presidente da Câmara acredita que pressão popular influenciou vereadores (Foto: Reprodução RPC TV)
Presidente da Câmara acredita que pressão popular influenciou vereadores.
(Foto: Reprodução RPC TV)
O projeto de lei que sugeria o aumento de 15 para 21 parlamentares na Câmara Municipal de Maringá, no norte do estado do Paraná, foi rejeitado nesta terça-feira (13) pelos vereadores. Os parlamentares John Alves (PMDB), Luiz do Postinho (PRP), Manoel Sobrinho (PCdoB) e Mário Verri (PT) votaram pela aprovação do projeto. Eram necessários dez votos.

Durante o período em que o projeto tramitou na Câmara, sindicatos, associações de bairro, associação comercial e clubes de serviços, por exemplo, organizaram manifestações nas ruas de Maringá e convocaram a população para comparecer ao legislativo no dia da votação. A iniciativa deu certo e moradores acompanharam a sessão desta terça-feira com cartazes e camisetas com mensagens contra a ampliação no número de vereadores.

O presidente da Casa, vereador Mário Hossokawa (PMDB), afirmou ao G1 que a pressão popular influenciou para decisão final de alguns parlamentares. Segundo ele, na cidade nunca havia existido uma mobilização como esta.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

CELOS sediará Conferência de Juventude

No próximo dia 16 de setembro, sexta-feira, acontecerá no Colégio Estadual Oscar Leopoldo Stutz (CELOS), em Barra Alegre, 4º distrito de Bom Jardim, a "I Conferência Municipal de Juventude Bom-jardinense". O evento se realizará entre 9h e 18h.

O processo da Conferência está acontecendo em diversos estados e municípios, com a formação das comissões que vão organizar as etapas preparatórias para o encontro nacional, agendado para o período de 9 a 12 de dezembro, em Brasília, quando acontecerá  a II Conferência Nacional de Juventude sob o lema: “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”.

A Conferência consiste num espaço voltado à participação da sociedade civil - especialmente dos(as) jovens - no processo de afirmação, promoção e consolidação das políticas públicas, reunindo movimentos e organizações juvenis, redes e fóruns, entidades de apoio e conselhos de juventude.

5ª Caminhada na Natureza Anda Brasil

Participantes suam a camisa na busca por hábitos saudáveis.
A Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, junto a ABRATUR, com apoio da Coordenadoria de Esportes realizaram no dia 28 de agosto, a 5ª Caminhada na Natureza Anda Brasil. Este ano, diferente dos anteriores, a terceira idade deu um show de vitalidade e entusiasmo, participando do projeto que além de incentivar a prática esportiva, fortalece a expansão das potencialidades turísticas rurais de Bom Jardim.

Mesmo com o tempo fechado os participantes estavam animados e a caminhada teve saída às 9h, após o credenciamento e verificação da pressão de cada um deles e alongamento do grupo, que também se encontrava munido de maçãs e água fornecidos pela organização com apoio do comércio local.
O percurso foi de treze quilômetros pela vegetação típica do município, incluindo ainda passagens por fazendas centenárias, que abrigavam a cultura do café.

O evento contou com a participação do coordenador de Esportes, Jouber Alves, do assistente de esporte, Frederico de Castro, da Guarda Municipal e da secretaria de Saúde, com o motorista Jorginho à frente da ambulância e a enfermeira Silvia, que acompanharam todo o percurso, promovendo a segurança dos participantes.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bom Jardim

Próximos eventos do Galpão Cultural

18 de setembro, domingo

16h : 1ª MOSTRA DE DANÇA dos Alunos do Galpão Cultural Margaret de Jesus.
- Entrada Franca / censura livre.

23 de setembro, 6ª feira

20h: TRIBUTO A MARINO PINTO
Show apresentando músicas do compositor bom-jardinense Marino Pinto.
-  Entrada Franca / censura livre.

24 de setembro, sábado

15h: Oficina com Sandra Valle - Público alvo: alunos a partir do 8º ano e professores.
- Gratuito / vagas limitadas.

20h: estréia da peça “O RISO TEATRAL”
- Censura 14 anos.

25 de setembro, domingo

18h : Peça “O RISO TEATRAL”.
- Censura 14 anos.

domingo, 11 de setembro de 2011

São José do Ribeirão reclama providências para o Estádio Municipal


Ao fundo na foto, à esquerda, o Estádio Municipal inundado
na tragédia de janeiro de 2011.

Vítimas da tragédia do início do ano e sabedores de que a reconstrução do município tem prioridades, moradores de São José do Ribeirão,  distrito de Bom Jardim (e segundo maior colégio eleitoral do município) reivindicam providências para o Estádio Municipal Luiz Carlos Lamy Campani.

"Será que o lazer, que nos tira os estresse do dia a dia, não pode ser considerado uma das prioridades municipais?", diz morador. E continua: "Quando olho o campo de futebol de São José do Ribeirão destruído e abandonado, fico deprimido. Quantas saudades das peladas, dos jogos, das resenhas após os jogos, dos filhos brincando enquanto os pais se divertiam e se desestressavam. Será que é tão caro fazer o que é preciso?".

O depoimento foi colhido de uma rede social, onde outros bom-jardinenses apoiaram o posicionamento do internauta e acrescentaram:

Vistoria do Detran em Bom Jardim

Dentre os 49 municípios em que DETRAN realizará vistoria no mês de setembro, está Bom Jardim. São oferecidos serviços como vistoria anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e alteração de características, dentre outros.
                                                                                                  
Com a visita dos vistoriadores, o DETRAN evita que os usuários precisem se deslocar até cidades vizinhas para regularizar os veículos. Para agendar o serviço, os motoristas devem estar com o IPVA pago e ligar para 0800-0204040 ou 0800-0204041, de segunda a sexta-feira, das 6h à meia-noite, e aos sábados, das 8h às 18h.

Em Bom Jardim as visitas da equipe itinerante acontecerão nos dias 21/09 e 26/09.

sábado, 10 de setembro de 2011

Acidentes na rodovia Bom Jardim - Barra Alegre

Capotamento de carretas e colisão entre automóveis não causaram ferimentos graves

Os dois acidentes aconteceram na estrada RJ-146, no trecho que liga Barra Alegre à Bom Jardim.
Fonte: in360 RJ


Duas carretas capotaram por volta de 1h. Os acidentes não deixaram vítimas graves e o trânsito flui normalmente no local.

Na mesma estrada, houve uma colisão entre dois carros. As vítimas sofreram ferimentos leves e foram liberadas no local.

Projetos de saneamento básico para Bom Jardim são pré-selecionados pela FUNASA

Por Ana Amelia Mendes
Após o cadastramento de dois projetos visando à implantação de sistema de esgotamento sanitário no município de Bom Jardim, a prefeitura, através das secretarias de Meio Ambiente e de Projetos Especiais, obteve da Fundação Nacional de Saúde o resultado como pré-selecionado. O próximo passo será a entrevista técnica, onde a prefeitura apresentará os projetos para que, posteriormente, o órgão avalie sua aprovação.

A solicitação ao governo federal, através do PAC 2, engloba a execução de toda obra no primeiro distrito e a elaboração do projeto para atender aos outros três distritos. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Jackson Vogas, a elaboração do projeto do primeiro distrito foi feita pelo governo do estado e as duas propostas cobrem todo o município.

Desfile do Dia da Independência em Bom Jardim

A banda Recreio Bonjardinense desfilando em frente ao
palanque oficial.
Fonte: Prefeitura de Bom Jardim

Este ano o desfile de 7 de setembro em Bom Jardim marcou a união, solidariedade e responsabilidade de todos os bom-jardinenses como sentimentos para caminharem de mãos dadas diante da tragédia natural ocorrida em 12 de janeiro que destruiu grande parte do município. A solenidade ressaltou a importância dos valores despertados em cada cidadão, remetendo-os a valores cívicos, à vida, a Deus e ao exercício da caridade, paciência e perseverança.

Ao som do Hino Nacional Brasileiro, executado pela Sociedade Musical Recreio Bonjardinense e acompanhados por demais autoridades, o prefeito Paulo Barros, o presidente da Câmara, Jorge Quintes e o Cabo Bombeiro Derivaldo, hastearam as bandeiras do Brasil, do Estado do Rio de Janeiro e de Bom Jardim, e entoaram o Hino da Independência do Brasil, após a passagem da Polícia Militar, da equipe da Secretaria Municipal de Educação e de professores das redes municipal, estadual e particular de ensino.

Na sequência aconteceram apresentações de dança realizadas pela Cooperativa Integrada de Educação e Cultura e pela integração das redes. /em seguida houve o espetáculo das bandas marciais dos colégios Santo Agostinho, Ramiro Braga, Dr. Péricles Corrêa da Rocha, Ciep 322 Mozart Cunha Guimarães e, encerrando o desfile, a Sociedade Musical União Ribeironense.

O evento também contou com distribuição de mudas de plantas nativas da mata atlântica, fazendo uma alusão ao Ano Internacional das Florestas comemorado em 2011.

Apesar do forte calor, o público superou as expectativas e compareceu ao evento em grande número.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Receita Federal cancela multas de DMED nos municípios atingidos por chuvas

O Ato Declaratório Executivo RFB nº 13, de 8 de setembro de 2011, cancelou os lançamentos relativos às multas aplicadas, por atraso na entrega, aos domiciliados nos municípios de Areal, Bom Jardim, Nova Friburgo, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Teresópolis, do Estado do Rio de Janeiro, e São Lourenço do Sul, do Estado do Rio Grande do Sul, pela entrega da Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED) referente ao ano-calendário de 2010.

A condição para o cancelamento é que tenham sido transmitidas até 31 de julho de 2011 (Estado do Rio de Janeiro) ou até 30 de setembro de 2011 (Estado do Rio Grande do Sul).

Fonte: Receita Federal do Brasil

Desvio de Barra de Santa Teresa ficará fechado para manutenção

Desvio será fechado nesta madrugada

O trânsito de caminhões no desvio de Barra de Santa Teresa, na altura do quilômetro 100 da RJ-116, ficará fechado a partir deste sábado, dia 10, até a próxima quarta-feira, dia 14, quando operários da Prefeitura de Bom Jardim estarão fazendo serviços de manutenção daquele trecho da estrada.

Com isso, o acesso de veículos pelo trecho norte da RJ 116 se dará apenas pela ponte construída pelo Exército Brasileiro sobre o Rio Grande, no município de Bom Jardim, que continua a receber veículos de até 10 toneladas.

Fonte: Rota 116 S/A

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

MPRJ e Defesa Civil reúnem-se para discutir planos de contenção de encostas na Região Serrana

Promotores de Justiça do Centro Regional de Apoio Administrativo e Institucional (CRAAI) de Nova Friburgo reuniram-se, nesta segunda-feira (05/09), com o Secretário de Estado de Defesa Civil, Coronel Bombeiro Sérgio Simões, e com o Subsecretário de Estado de Reconstrução da Região Serrana, Affonso Monnerat. Foram discutidos planos de contenção de encostas para Nova Friburgo e Bom Jardim e demais Municípios da área do CRAAI, duramente atingidos pelas chuvas de janeiro deste ano.

Simões comprometeu-se a reequipar o Grupamento de Bombeiro Militar de Bom Jardim e providenciar um barco novo para o Município. Além do Coordenador do CRAAI de Nova Friburgo, Promotor de Justiça Hédel Nara Ramos Júnior, participaram da reunião os Promotores de Justiça Carlos Gustavo Coelho de Andrade, Luciana Soares Rodrigues, Carolina Maria Gurgel Senra e Renata Aline de Castro Leal.

Outro tema tratado no encontro foi a universalização do sistema de alerta de risco (por sirenes e mensagens de texto via celular) aos moradores de áreas mapeadas como de risco iminente. Segundo os Promotores de Justiça, o objetivo do sistema é alertar os moradores quanto ao risco de desmoronamentos, desabamentos ou qualquer outra ação da natureza em decorrência das chuvas.

Também foi discutida a ampliação da estrutura da Defesa Civil nos Municípios de Nova Friburgo e de Bom Jardim; a demolição de imóveis interditados; a capacitação de moradores como voluntários para atuação em caso de calamidade, entre outros temas importantes que ajudam na prevenção de tragédias como a da Região Serrana.

Fonte: Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Programação do Dia da Independência em Bom Jardim

O Dia da Indepedência do Brasil será comemorado em Bom Jardim em três etapas.

No primeiro momento, marcado para as 9h, a banda de música Recreio Bonjardinense abrirá o desfile, seguida por representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário portando as bandeiras do Brasil, do Estado do Rio de Janeiro e do Município de Bom Jardim. No mesmo bloco desfilarão os secretários municipais e os vereadores.

Em seguida desfilará a banda do Colégio Estadual Ramiro Braga, encabeçando o pelotão dos professores da rede municipal de ensino.

Às 9h40min terá início o "Momento Cívico", em frente ao palanque oficial, com o hasteamento das bandeiras e entoação do hino nacional brasileiro (provavelmente também o hino de Bom Jardim e o Hino da Independência, como em anos anteriores).

A última parte da festividade cívico-escolar será a apresentação das diversas bandas marciais e de tambores de colégios públicos e particulares. Encerrando a festividade, o desfile da banda Sociedade Musical União Ribeironense, de São José do Ribeirão, prevista para as 11h. 

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Hino de Bom Jardim - RJ

Hino do município de Bom Jardim - RJ
Municipal anthem of Bom Jardim (Rio de Janeiro, Brazil)

Bom Jardim é um encanto
Encanto de flores mil
Um aprazível recanto
Do meu querido Brasil

Boa terra nobre gente
Orgulho da natureza
Quem alegria não sente
Vendo aqui tanta beleza

Olha as matas que verduram
Olha o céu que esplendor
Tudo aqui é formosura
Carinho, bondade, amor

Boa terra nobre gente
Orgulho da natureza
Quem alegria não sente
Vendo aqui tanta beleza

Bom Jardim dileto amigo
do poeta inspiração
alegre deixo contigo
meu humilde coração

Boa terra nobre gente
Orgulho da natureza
Quem alegria não sente
Vendo aqui tanta beleza

------------------------

Acesse a TV Portal Bom Jardim e ouça o hino de Bom Jardim.

domingo, 4 de setembro de 2011

Acidente em Bom Jardim deixa dois mortos e uma pessoa em estado grave

O acidente aconteceu no distrito de Banquete. Segundo a concessionária que administra a pista, o carro saiu da estrada e bateu em uma pedra.

Fonte: in360 RJ

Duas pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida em um acidente na madrugada deste domingo (4/9/2011) no distrito de Banquete, em Bom Jardim. Segundo informações da concessionária que administra a rodovia, o carro saiu da pista e bateu em uma pedra. Duas jovens morreram no local e um homem foi encaminhado para o Hospital de Bom Jardim com ferimentos graves.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Exposição "Essa é a nossa bandeira", de Sandra Valle

Será inaugurada  no dia 7 de setembro, no Museu Clirton Rêgo Cabral (Galpão Cultural), a exposição de bandeiras do Brasil intitulada "Essa é a nossa bandeira". A artista autora das obras é Sandra Valle.

A exposição estará aberta ao público de 8 de setembro a 6 de outubro de 2011. O horário de visitação é das 14h às 18h (aos sábados e domingos) e das 9h às 16h30min (de terça a sexta-feira).

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Máquinas do INEA trabalham a todo vapor e mais uma draga está chegando

Por Ana Amelia Mendes
 
As duas máquinas enviadas pelo Governo do Estado, através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que têm executado um importante trabalho de desobstrução das margens ganharão reforço. De acordo com o prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, e o subsecretário de estado para Reconstrução da Região Serrana, Affonso Monnerat, está para chegar ao município uma máquina para executar os serviços de dragagem do Rio Grande, complementando o trabalho de desobstrução e recomposição das margens realizado desde o dia 8 de agosto.

Movimento de Combate à Corrupção lamenta absolvição de Jaqueline Roriz

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que coletou assinaturas para criar a Lei da Ficha Limpa, lamentou a absolvição da deputada Jaqueline Roriz (do Partido da Mobilização Nacional-PMN, do Distrito Federal) pela Câmara dos Deputados. A deputada foi filmada recebendo dinheiro de Durval Barbosa, operador e denunciante do esquema do mensalão do DEM em Brasília. O vídeo foi gravado em 2006, mas divulgado apenas em março deste ano. Em votação ocorrida na terça-feira, a maioria dos deputados decidiu que isso não era motivo para cassá-la.

Veja a nota do MCCE na íntegra:

"O episódio ocorrido ontem na Câmara dos Deputados, quando a ética parlamentar cedeu lugar ao espírito de corpo, desapontou a sociedade brasileira e reafirmou a necessidade de mobilização social para a realização de mudanças profundas na nossa realidade política.

Lamentamos profundamente a referida decisão, a qual por sua vez reafirma a correção histórica da luta pela edição da Lei da Ficha Limpa. Não há razões para se depositar sobre pessoas que desonram sua própria imagem os elevados encargos inerentes ao mandato eletivo.

Continuaremos nossa luta para assegurar a plena eficácia da Lei da Ficha Limpa, cientes de que as mesmas forças que asseguram a impunidade em ocasiões como a acima mencionada buscarão meios para invalidar essa que é a maior conquista da democracia brasileira nos últimos anos."