Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Peça encerra temporada em Bom Jardim

ATENÇÃO: ESPETÁCULO CANCELADO devido a existência de muitos eventos na região nessa mesma data e horário.

Uma apresentação especial da peça "O RISO TEATRAL NOSSO DE CADA DIA" - comemora o 2º aniversário do Grupo Nóis da Casa. A apresentação encerra também a temporada da peça em Bom Jardim.
Dia - 8 de setembro, sábado.

Hora - 16h
Local - Teatro municipal do Galpão Cultural Margaret de Jesus.

I Festival de Cinema Mudo de Bom Jardim começa no dia 9 de setembro

A Associação Cultural Barra Alegre apresentará no CINE BOM JARDIM (mudança de local: o festival acontecerá no teatro do Galpão Cultural) uma mostra de filmes mudos do "Cineclube Professor Assuramaya". A cada domingo, uma nova sessão.

Neste primeiro haverá duas sessões: na primeira, DEERSLAYER" - com 43 min -(versão alemã de "O último dos moicanos"). Na segunda sessão, "O LADRÃO DE BAGDAD" (2h19min).

Dia - Domingo, 9 de setembro de 2012.
Hora - 16h
Local - Cine Bom Jardim (Cine Teatro Edmo Erthal) mudança de local: o festival acontecerá no teatro do Galpão Cultural.

Livre e gratuito.

(Notícia atualizada em 4/9/2012, às 21h40min)

Vistoria itinerante do Detran em Bom Jardim - setembro

Com a visita dos vistoriadores, o DETRAN evita que seus clientes precisem se deslocar até cidades vizinhas para regularizar os veículos. Para agendar o serviço, os motoristas devem estar com o IPVA pago e ligar para 0800-0204040 ou 0800-0204041, de segunda a sexta-feira, das 6h à meia-noite, e aos sábados, das 8h às 18h.

18 de setembro será o dia da visita da equipe a Bom Jardim.

Festival de Talentos Bom-jardinenses - 2012

Neste 7 de setembro, feriado nacional (Dia da Pátria), também é dia de música em Bom Jardim. É que nessa data acontecerá mais uma edição do "Festival de Talentos Bom-jardinenses"Grande encontro musical de cantores, músicos e bandas. Uma verdadeira vitrine de talentos.

Dia - 7 de setembro, sexta-feira.
Local - Cine Teatro Edmo Erthal (Cine Bom Jardim).
Horário - 19h.
Livre e gratuito

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

"Hoje é dia de circo", no dia 6 de setembro, em Bom Jardim


Na próxima quinta, 6 de setembro de 2012, às 14h30min, o Galpão Cultural Margaret de Jesus será o palco de uma apresentação especial da oficina de teatro e circo do Ponto de Cultura Arte na Serra.

Direção de Nehemias Rezende e Aylla Casarin.

Livre e gratuito.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Garota Bom Jardim 2009 na "Viagem no tempo"


A "Viagem no tempo" é a exibição de uma série de filmes sobre Bom Jardim produzidos pelo Projeto Mídia Digital ou digitalizados a partir de fitas VHS e convertidos em DVD.

Todo fim-de-semana é exibido um título diferente, que fica à disposição dos visitantes do Museu Clirton Rêgo Cabral durante toda a semana.

O próximo vídeo é o "Garota Bom Jardim 2009", realizado em 19 de junho daquele ano. São mostradas imagens do coquetel servido para as candidatas ao título, seus familiares e aos convidados que integram a mesa julgadora. Em seguida o vídeo mostra desfile e o show do intervalo, com imagens dos bastidores. Encerrando, são apresentadas as vencedoras.

Duração: 46 minutos
Data: sábado e domingo, 01 e 02 de setembro de 2012
Horário: 16h
Local: Museu Clirton Rêgo Cabral (Galpão Cultural)
Classificação: LIVRE
GRATUITO

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Barra do Bengala tem sua ponte reconstruída


Moradores da comunidade de Barra do Bengala
 já utilizam a ponte reconstruída pela SEOBRAS.
 

Iniciada em abril deste ano, a ponte da Barra do Bengala, localizada na Pedra Branca, no 3º distrito de Bom Jardim, já está concretada e dando acesso a população.

A Ponte que havia no local foi levada pelas enchentes de janeiro de 2011 e uma nova ponte está sendo entregue, pela SEOBRAS – Secretaria de Obras do Estado, à comunidade.

Há menos de duas semanas a ponte foi montada com auxílio de um grande guindaste. Todo o processo foi acompanhado pelo engenheiro, Sr. Matheus, da Premag Construtora, empresa responsável pela obra.

Com 42 metros de extensão e um passeio (passarela para pedestre) a ponte já pode ser utilizada pela comunidade do local, que depende muito do acesso principalmente para o escoamento da produção, por se tratar de uma área de produção agrícola.

A comunidade estava utilizando uma ponte improvisada para veículos leves. Já os pedestres, utilizavam uma passarela, também improvisada, feita pela prefeitura.

Segundo o Subsecretário Affonso Monnerat, a ponte foi construída dentro dos padrões e procedimentos corretos para que não haja mais problemas de acesso caso venha ocorrer a elevação do nível do Rio Grande. Monnerat, relata ainda, que em todas as construções das pontes foram feitos estudos de vazão para que as obras fossem feitas dentro dos padrões adequado o que acarreta na demora da construção. A ponte foi construída num comprimento maior e mais alta para atender de forma eficiente a população em determinadas situações, não represando e não comprometendo as cabeceiras em caso de enchentes.

Moradores do local ficaram satisfeitos com a obra e reconheceram que embora a ponte não tenha sido reconstruída logo após a catástrofe a mesma ficou muito boa e melhor do que a ponte anterior que era muito antiga.

Monnerat anunciou também a reconstrução de 24 pontes que já estão em andamento nas cidades de Nova Friburgo, Bom Jardim, Teresópolis, Areal, Sumidouro e Petrópolis.

Em Bom Jardim estão em andamento às pontes de Venda Azul, Barrozo, Ribeirão de São Domingos, Goiabal e Barra Grande na Ponte Berçot.

Monnerat ressalta ainda que as outras pontes estão sendo licitadas pelo DER-RJ e que até o final de 2012 todas as pontes devem estar reconstruídas.

Fonte: GoodWeb

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

"Papo de Responsa" para alunos em Bom Jardim

No seu segundo momento em Bom Jardim (o primeiro aconteceu para professores, no Cine Teatro Edmo Erthal, em 9 de julho deste ano), o "Papo de Responsa" inicia a nova etapa na cidade.

Nesta quarta-feira, 29 de agosto, o encontro acontecerá com alunos do Colégio Estadual Ramiro Braga-CERB. Haverá quatro encontros ao longo do dia, para turmas do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e para alunos do Ensino Médio.

Na próxima segunda-feira, 3 de setembro, o projeto será realizado no Ciep 322 - Mozart Cunha Guimarães (pela manhã e à noite) e no Colégio Estadual Leopoldo Oscar Stutz-CELOS (à tarde).

Outras sete escolas de Bom Jardim receberão o projeto em datas ainda a serem confirmadas.

A culminância do projeto acontecerá em novembro, no CIEP 322, em um momento festivo de confraternização e com apresentação de trabalhos e stands referentes aos temas tratados.

A série de eventos é organizada na cidade pelo Comissariado da Infância e da Juventude (tendo sido iniciado pelo comissário Luziano Ximenes e atualmente sob coordenação da comissária Elizabete Heggedorne). O comissariado convidou o pessoal do "Papo de Responsa" para realizar seu trabalho aqui, integrando assim o Projeto de Prevenção ao Uso de Drogas no município, necessidade identificada em reuniões anteriores com a Secretaria Municipal de Educação. Além do "Papo" os alunos recebem a cartilha intitulada "Tudo o que você pensa que sabe sobre drogas", produzida pela CEJIJ - Comissão Estadual Judiciária da Infância e Juventude.

A vinda do projeto conta com o apoio das escolas participantes e da prefeitura de Bom Jardim (secretaria de Educação, secretaria de Promoção Social e secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer).


Sobre o "Papo de Responsa"

O projeto já foi destaque na grande mídia em diversas oportunidades: entrevistado pela Revista Época, Rede Gazeta, Jornal Extra, Jornal O Globo, Globo News (Programa Starte), TV UniSUAM e Programa do Jô, dentre outros.

Beto Chaves, coordenador do "Papo de Reponsa".
Foto: Grupo Cultural AfroRegae.
O "Papo de Responsa" é uma parceria entre a Polícia Civil e o Grupo Cultural AfroRegae e tem como principal objetivo conectar as pessoas. É um projeto educacional não formal, em atividade desde 2008. Participam dez duplas de policiais com membros da ONG - ex-internos do sistema penitenciário ou que viveram o crime de forma direta ou indireta. Entre os temas abordados nas conversas estão drogas, segurança pública e questões mais recentes como crimes na Internet, bullying, entre outras.

"São antagonismos que se complementam. A gente está inserido nas escolas, faculdades, igrejas, associações de moradores, onde abrimos o diálogo. Promovemos troca de ideias para pensar junto, entender para onde levamos a nossa sociedade", definiu seu coordenador, o inspetor Beto Chaves, para o jornal A Gazeta. Graduado em direito, pós-graduado em segurança pública e presente em todas as últimas grandes operações da Polícia Civil, ele passa a ser apenas o Beto e transforma a desconfiança inicial em esperança no "Papo de Responsa".

sábado, 25 de agosto de 2012

Apenas Bom Jardim e Nova Friburgo atingem meta da rede municipal

Jornal da Região, sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Avaliação do IDEB das escolas da região

Nos anos iniciais da rede municipal, a melhor nota foi de Trajano: 5,6 e a pior nota de Cantagalo: 3,9. Nos anos finais, o pior resultado foi de Duas Barras: 3,3 na rede municipal e o melhor foi em Bom Jardim: 4,6.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que avalia o ensino nos anos iniciais (até o 5º ano, antiga 4ª série) e nos anos finais (até o 9º ano, antiga 8ª série) a cada dois anos, incluiu uma série de metas para escolas, Municípios, Estados e União. Na região, apesar de bons resultados em relação às notas estaduais e nacional, apenas Bom Jardim (nos anos finais) e Nova Friburgo (nos anos iniciais) bateram as metas na rede municipal de ensino.

O melhor resultado na região foi da Escola Municipal São Pedro da Serra (nota 7), de Nova Friburgo

O melhor resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2011 (Ideb) na região foi da Escola Municipal São Pedro da Serra, em Nova Friburgo. A escola do distrito de São Pedro da Serra alcançou nota 7 no índice, uma das mais altas do país. A unidade escolar atende a 194 alunos e oferece turmas até o 5º ano do ensino fundamental. A diretora, Greide Frez Boy, está à frente da direção desde 2009.

Já o pior resultado apareceu em Bom Jardim. A Escola Municipal Governador Moreira Franco, na avaliação dos anos iniciais (até o 5º ano, antiga 4ª série), obteve nota 1,6. A mesma escola conseguiu o melhor resultado no município (nota 4,4) nos anos finais (até o 9º ano, antiga 8ª série).

Por outro lado, a melhor nota entre as escolas da região nos anos finais foi da Escola Estadual Francisco Leite Teixeira (nota 5,6), localizada em Santa Rita da Floresta, segundo distrito de Cantagalo. Já a pior nota do 9º ano foi do Ciep Brizolão 480 Professor Luiz Carlos Veronese (nota 2,8), localizado no município de Nova Friburgo.

Clique no quadro para vê-lo ampliado.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

"Nas águas do Lago" neste domingo em Bom Jardim

Domingo, 26/08 - 20h - Espetáculo "NAS ÁGUAS DO LAGO" - Causos e canções de Mário Lago, que faz parte das comemorações do centenário de nascimento do artista. Músicas, poemas e histórias de Mário Lago compõem o show, que inclui sambas, valsas e marchinhas, com sucessos como "Nada além", "Amélia" e "Aurora". Veja mais detalhes clicando aqui.

Classificação livre e entrada franca.

Encontro musical no Galpão Cultural

Integrando a última semana de comemoração do primeiro aniversário do Galpão Cultural, haverá um encontro musical do CORAL de BOM JARDIM com seus convidados: Felipe Aguiar (e seus alunos da oficina de violão do Galpão Cultural) e o grupo BJ TRIO.

Sábado, 25/08, às 20 horas. O evento tem classificação LIVRE e é GRATUITO.

Cavalgada no Chevrand

No dia 1 de setembro acontecerá um passeio de cavaleiros saindo do campo de futebol do Chevrand com destino ao bar do Adilson (bar da Morena). Neste ano não serão feitas camisas nem bandeiras. Após a cavalgada está previsto um forró, com sorteios de brindes.

Associação da Ponte Berçot recebe kit do governo do Estado

Foto: Marisa Emmerick.
A Associação de Moradores e Produtores Rurais Unidos da Ponte Berçot recebeu, em Teresópolis, um kit de equipamentos agrícolas do Programa Rio Rural, do governo do Estado do Rio de Janeiro. Os equipamentos recebidos foram um micro-trator e uma carretinha.

O kit foi recebido por 12 representantes da comunidade na quarta-feira, 22 de agosto. Uma das integrantes da comissão, Marisa Emmerick, disse: "Esses equipamentos ajudarão os pequenos agricultores facilitando o preparo do solo para as plantações. Estou muito contente por esse feito!".

Festa no Chevrand (Ponte Berçot) no início de setembro

A Associação dos Produtores Rurais e Moradores de Ponte Berçot realizará uma festividade no campo do Chevrand.

FORRÓ - FUTEBOL - LEILÃO

Confira a programação:
01/09 – Sábado
Show com a banda JR Show a partir das 21h.

02/09 – Domingo
Torneio de futebol a partir das 10h
Show com Sandro Mello e Banda a partir das 17h.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Exposição "MESTRES, MÃOS E MUSAS", no Galpão Cultural

Aberta ao público desde 3 de agosto de 2012, continua no Museu Clirton Rêgo Cabral (no Galpão Cultural Margaret de Jesus) a exposição "MESTRES, MÃOS E MUSAS", apresentando coleções particulares de sapatos que são verdadeiras obras de arte, confeccionados pelo saudoso Renato Hoelz.

Também serão expostas "bio-joias" feitas pelo artista plástico Lula Trócoli, além de peças variadas do acervo de Virgínia Freire.

Gratuito e livre para todos os públicos.

Horário de visitação:
3ª a 6 ª - de terça a sexta - das 9h às 12h e de 13h30min às 16h30min; 
Sábado e domingos - das 14h às 18h.

Festa da padroeira de Monnerat - 6 a 9 de setembro

Em destaque, show com Biquini Cavadão na sexta-feira,  7 de setembro.


Evento em São Miguel é tema da "Viagem no tempo"

Tipiapá contando histórias para a criançada em São Miguel.
O "Projeto Histórias Viajantes", coordenado pela professora Marisa Maia, consiste na contação de histórias e no estímulo à leitura através de várias estratégias. Aproveitando o projeto "Tenda da Cultura", a professora realizou uma apresentação para alunos do Jardim Escola Viviane Verly Pereira, no bairro São Miguel, com apoio da Biblioteca Pública Municipal João XXIII e da Coordenadoria de Cultura.

O evento aconteceu no adro da Capela de São Miguel em 30 de setembro de 2008 e este é o vídeo que será apresentado na "Viagem no tempo" deste fim-de-semana no Galpão Cultural.

A "Viagem no tempo" é a exibição de uma série de filmes sobre Bom Jardim produzidos ou digitalizados a partir de fitas VHS e convertidos em DVD pelo Projeto Mídia Digital.

Duração: 38 minutos
Data: sábado e domingo, 25 e 26 de agosto de 2012
Horário: 16h
Local: Museu Clirton Rêgo Cabral (Galpão Cultural)
Classificação: LIVRE
GRATUITO

Concerto da "Recreio" homenageou o aniversário do Galpão Cultural

A banda Recreio Bonjardinense no teatro municipal do Galpão Cultural Margaret de Jesus Silva. 
O regente da banda, Luiz Carlos Klen.
Próxima de completar seus 112 anos de atividades, a Sociedade Musical Recreio Bonjardinense, sob a regência de Luiz Carlos Klen, fez apresentação comemorativa do primeiro aniversário do Galpão Cultural Margaret de Jesus.

O evento aconteceu na noite de domingo (19 de agosto) no teatro municipal do Galpão Cultural.

Lançamento do livro "A caravela", de Gui Mallon


No último sábado (18 de agosto) aconteceu uma noite de autógrafos especialmente preparada para os bom-jardinenses, com a performance de Gui Mallon apresentando seu livro de poesias e desenhos - A CARAVELA.

O livro foi contemplado pelo Edital Novos Autores Fluminenses, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Esse foi mais um evento no mês comemorativo do aniversário do Galpão Cultural Margaret de Jesus.


Resultado do IV Festival Um Jardim de Poesia


Jhullyene Ferraz,
vencedora na categoria juvenil.
Natali Benvenuti de Abreu,
vencedora na categoria infantil.
Este ano o evento, realizado na noite de sábado (18/08), homenageou o inventor Leopoldo Silva, dando seu nome ao troféu dos vencedores em cada categoria do festival.  O evento, organizado pela professora Marisa Maia, foi uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer de Bom Jardim.

A noite festiva premiou os seguintes autores e intérpretes:

Categoria INFANTIL:
Euzebio Mateus Tardin,
vencedor na categoria adulto.
1º lugar: 'Inventivo' - de Natali Benvenuti de Abreu
2º lugar: 'Um grande inventor' - de Karol Serafim
3º lugar: 'Menino sonhador' - de Estela Louback Abreu Alves

Categoria JUVENIL:
1º lugar: 'Emergindo da Névoa' - de Jhullyene Ferraz
2º lugar: 'Leopoldo Silva e sua vida' - de Rhamilla Knupp Coelho
3º lugar: 'Um homem bom e criativo' - de Taiz dos Santos Lopes

Categoria ADULTO:
1º lugar: 'Dos ares, inventivo' - de Euzebio Mateus Tardin
2º lugar: 'O poder' - de Ana Gabriela de Oliveira Moura
3º lugar: 'Ao pai da aviação' - de Geraldo Trombin

Hugo Figueira, melhor intérprete.
Melhores INTÉRPRETES DA NOITE:
1º lugar: Hugo Figueira
2º lugar: Gabi Paes
3º lugar: Ana Gabriela de Oliveira Moura

Menção Honrosa: Jhullyene Ferraz

"Bom Jardim pelo meu celular" sobe o Morro da Cruz

O professor Fidélis deslumbrado com a pedra de Santa Teresa. 
O "PROJETO BOM JARDIM PELO MEU CELULAR" de 2012 chegou à sua terceira trilha no dia 09/08/2012. Os participantes subiram o Morro da Cruz, em Banquete, 3º Distrito de Bom Jardim-RJ.

O projeto é uma realização do CIEP 322 e um dos seus objetivos é divulgar as trilhas já existentes no município de Bom Jardim. Para isso os organizadores contaram com a colaboração e apoio da Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer - STECLA, que forneceu o transporte para conduzir os participantes até as trilhas, assegurando o retorno dos mesmos ao CIEP 322.

O álbum de fotos oficial está na página do Facebook da Biblioteca Wilson Braz Teixeira. Veja algumas fotos da aventura no Morro da Cruz:

Objetivo alcançado: cume do Morro da Cruz.
Um breve descanso do pessoal.

sábado, 18 de agosto de 2012

Bispo da Diocese de Nova Friburgo visita capela do Bairro de Fátima

Bispo celebrando missa no Bairro de Fátima.
Foto: Diocese de Nova Friburgo.
Na última quinta-feira (16 de agosto de 2012), Dom Edney Gouvêa Mattoso, bispo da Diocese de Nova Friburgo desde março de 2010, cumprindo a agenda das suas visitas ao Vicariato Norte, foi à capela de Nossa Senhora de Fátima. A capela fica no Bairro de Fátima, comunidade pertencente a São José de Ribeirão - 2o Distrito de Bom Jardim, e pertence à paróquia de São José, cujo pároco é Padre Roberto José Pinto.
Veja mais fotos e informações na nossa página exclusiva sobre São José do Ribeirão.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Começa hoje a Festa do Inhame 2012

Em Córrego Santo Antônio, no distrito de Barra Alegre, começa hoje a tradicional Festa do Inhame. Entre as atrações, o público poderá conferir o artesanato local, música, esporte, lazer, lançamento de livro e concurso de pratos típicos à base do vegetal. O evento é uma realização conjunta da associação de moradores, produtores e artesãos de Barra Alegre, Prefeitura de Bom Jardim e Emater Rio. Confira a programação:

17-08 - sexta-feira - Abertura às 20h. Em seguida, retreta da Banda Sociedade Musical Recreio Bonjardinense.

18-08 - sábado - às 9h, disputa de uma corrida rústica; 
                      - às 15h, laçamento do livro “Agricultores do Estado do Rio de Janeiro”;
                      - às 16h, concurso de pratos típicos;
                      - às 17h, julgamento das plantas de inhame;
                      - a partir das 22h, dois shows: primeiro com o  grupo Forró Bolado e depois com a dupla Taís e Willian.

19-08 - domingo - 11h, celebração de uma missa. 
                      - às 13h, futebol.
                      - às 15h, apresentação do Circo-Escola;
                      - às 17h, Balé Infantil, sob a direção de Cosme Silva. 
                      - às 21h, encerrando a festa, Marquinhos do Teclado.

Em setembro, III Festa da Flor & Café de Bom Jardim


III Festa da Flor & Café de Bom Jardim,
dias 29 e 30 de Setembro de 2012.

Programação completa em breve!

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Reforço no Comissariado da Infância e Juventude de Bom Jardim

Desde 30 de julho de 2012 a Comarca de Bom Jardim está com reforço significativo no Comissariado de Justiça de Infância, da Juventude e do Idoso. É  que com a chamada de novos servidores aprovados no último concurso do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro - TJ-RJ, três novos comissários estão atuando no município.

Elizabete Heggedorne (que atuava na Comarca de Carmo e prestava auxílio à Comarca de Sumidouro), Gabriela Velloso e Marcos Motta (recém aprovados no concurso do TJ) compõem a equipe do comissariado que está doravante substituindo o comissário Luziano Freitas Ximenes, que trabalhou por mais de 14 anos em Bom Jardim. Luziano solicitou sua remoção para a Comarca de Nova Friburgo.

Dentre os trabalhos desenvolvidos pelos novos comissários está o de orientação junto ao comércio de todo o município, alertando acerca da proibição de consumo e venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

Os comissários também atuam na Comissão de Fiscalização Eleitoral, na qual, num primeiro momento, fazem um trabalho de orientação, alertando os comerciantes em geral sobre a proibição de qualquer tipo de propaganda eleitoral em estabelecimentos comerciais, seja na fachada ou área interna. Os empresários estão sendo informados também que, havendo descumprimento da determinação legal, tanto a empresa quanto o(s) candidato(s) podem ser multados.


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Caminhada fotográfica no circuito Pedra Aguda: tema da "Viagem no tempo"

Paisagem rural de Barra Alegre, tendo ao fundo a Pedra Aguda.
Foto: Marlon A. Rodrigues da Silva.
A "Viagem no tempo", série de filmes sobre Bom Jardim produzidos pelo Projeto Mídia Digital, exibirá neste fim-de-semana no Galpão Cultural um documentário sobre uma caminhada fotográfica realizada em 25 de maio de 2008. O evento foi resultado de uma parceria da Prefeitura de Bom Jardim com o SESC-Rio.

Duração: 14 minutos
Data: sábado e domingo, 18 e 19 de agosto de 2012
Horário: 16h30min
Local: Museu Clirton Rêgo Cabral (Galpão Cultural)
Classificação: LIVRE
GRATUITO

Banda Recreio Bonjardinense homenageia o Galpão Cultural no seu aniversário


A centenária Sociedade Musical Recreio Bonjardinense prestará homenagem ao Galpão Cultural Margaret de Jesus no seu mês de aniversário. A banda realizará um concerto no domingo, 19 de agosto de 2012, às 19h30min, no teatro municipal do Galpão Cultural.

Entrada franca - Classificação: livre.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Urnas eletrônicas já estão em Nova Friburgo

A eleição municipal só acontecerá em 7 de outubro, mas as urnas eleitorais já chegaram a Nova Friburgo. Não só os equipamentos a serem utilizados pelos eleitores friburguenses, mas também de outros nove municípios da Região Centro-Norte Fluminense (Bom Jardim, Carmo, Cantagalo, Sumidouro, Cordeiro, Macuco, Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto e Santa Maria Madalena).

As cerca de 1.040 urnas eleitorais que atenderão os 10 municípios foram entregues na última quinta-feira, 9, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) à 222ª ZE, responsável pelo polo regional. Os equipamentos encaixotados estão guardados no Ginásio Celso Peçanha, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, sob escolta policial.

Em setembro, as urnas serão inseminadas pelos juízes responsáveis por cada uma das Zonas Eleitorais.

Fonte: Bastidores da Política - 14/08/2012 - Mário Rangel - em A Voz da Serra

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

I Concurso de Fotografia Amadora “O Entorno em Foco”

O concurso se propõe a estimular um olhar mais curioso, crítico, engajado e sensível ao mundo que nos cerca, objetivando uma tomada de consciência ecológica, passando pela preservação ambiental como uma referência cultural.

Exposição das fotografias premiadas e entrega dos prêmios em 11/09/2012 no Auditório da Superintendência, às 10h30min.
Premiação:
1º prêmio: 1 (uma) Câmera Digital Nikon Coolpix L120
2º prêmio: 1 (um) Day-Spa no Spa Maria Bonita
3º prêmio: Almoço e Trilha interpretativa no Restaurante Trilhas do Araçari

Regulamento e Ficha de inscrição no site www.inea.rj.gov.br e na Superintendência (Av. Conselheiro Julius Arp, 85, Centro, Nova Friburgo).

(O Concurso é uma realização da Superintendência Rio Dois Rios – SUPRID)

Galpão Cultural: espetáculos cancelados

Excepcionalmente neste domingo - dia dos pais - o GALPÃO CULTURAL só será aberto às 16h, horário de exibição do CINE ARTE COM PIPOCA (com o filme "Bodas de Sangue"). Por esse motivo está cancelada a sessão de domingo das 15h da "Viagem no tempo", que exibiria o vídeo do "III Festival de Talentos Bom-jardinenses".

Também foi cancelada a apresentação da peça teatral "Planeta Lilás", prevista para este sábado (11/8). Nova data será agendada e divulgada.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Selo de procedência é relançado na FEVEST

O selo ‘Feito na Serra Carioca’ foi relançado nesta segunda-feira (6), na Fevest – Feira de Moda Íntima, Praia e Fitness, em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio. O objetivo é ampliar a divulgação da marca do setor de lingerie e difundi-la entre outras áreas da economia serrana, como a metalmecânica e a de hotéis e restaurantes.

“O relançamento do selo tem um significado especial, o novo subtítulo da marca: ‘Quem compra, se apaixona’, que tem como objetivo deixar claro a origem do produto. Muitas vezes, o comprador quer um produto da região, e dessa forma torna-se mais fácil identificá-lo”, disse a subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio.

O selo já havia sido difundido entre empresas de confecções, sendo que 52 indústrias de vestuário vêm usando a marca. A maioria dos estabelecimentos (71%) verificou um aumento da visibilidade do nome da empresa, segundo pesquisa. Entre as indústrias pesquisadas, o maior uso do selo foi na forma adesiva (29%). E das empresas que aderiram ao selo, 50% estão em Friburgo, 42% em Petrópolis e 8% em Teresópolis.

Rio terá R$ 2,1 bilhões do plano nacional de prevenção de desastres

A predisente Dilma Roussef lançou nesta quarta-feira o Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais, destinado à todo Estado do Rio de Janeiro

Em resposta a eventos climáticos como os deslizamentos de terra na região serrana do Rio de Janeiro, que deixaram mais de 900 mortos e milhares de feridos em janeiro de 2011, o governo federal anunciou nesta quarta-feira, um conjunto de ações e recursos financeiros para prevenir e garantir socorro mais rápido às vítimas de desastres naturais. De acordo com o Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, serão investidos R$ 18,8 bilhões, em todo o País, em obras de prevenção e reconstrução e em monitoramento.

Da verba total, R$ 2,1 bilhões serão destinados para o Estado do Rio de Janeiro. Segundo o governo, R$ 1,72 bilhão - 60%, advindos de financiamento e 40% de verbas federais - serão aplicados em obras de drenagem e contenção de cheias. Outros R$ 201,5 milhões serão aplicados em contenção de encostas. Além disso, R$ 427,3 milhões irão para a construção de 6.195 unidades habitacionais, inseridas no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida.

Visconde de Imbé: XXV Expo, 9 a 12 de agosto

Clique na imagem para aumentá-la.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

TCE-RJ aprova contas de 2011 de Bom Jardim e outros cinco municípios

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro aprovou, nesta terça-feira (7/08), parecer prévio favorável às contas de 2011 dos municípios de Casimiro de Abreu, Cordeiro, Quatis, Piraí, Bom Jardim e Miguel Pereira.

Foram relatores os conselheiros Aluísio Gama (Casimiro de Abreu, com ressalvas, determinações, recomendações e comunicação), José Gomes Graciosa (Cordeiro e Quatis, com ressalvas, determinações, comunicação e determinação), Marco Antonio Alencar (Piraí, com ressalvas, determinações, recomendações, comunicação e arquivamento), Julio Rabello (Bom Jardim, com ressalvas, determinação e comunicação) e Aloysio Guedes (Miguel Pereira, com ressalvas, determinação, recomendação e comunicação).

Fonte: TCE-RJ

Dia 15 vence o IPTU - parcela única - em Bom Jardim

A prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria de Fazenda, informa aos contribuintes que o vencimento da Cota Única do Imposto Predial e Territorial Urbano-IPTU, com 10% de desconto, é no próximo dia 15 de agosto. Caso o contribuinte escolha pelo pagamento em parcelas, o vencimento da primeira parcela será no dia 31 de agosto.

Os carnês já estão sendo distribuídos e se, porventura, nos prazos estabelecidos não forem entregues em seus domicílios, a secretaria de Fazenda solicita aos contribuintes que procurem os carnês no primeiro andar da sede da prefeitura, no setor de Cadastro.


"Viagem no tempo": III Festival de Talentos Bom-jardinenses, de 2007

O "III Festival de Talentos Bom-jardinenses" aconteceu em 3 de setembro de 2007, na praça Cel. Monnerat (praça da Matriz), em Bom Jardim. E este é o filme que será exibido na "Viagem no tempo" neste fim-de-semana no Galpão Cultural Margaret de Jesus.

A filmagem, edição e produção do DVD foram realizados pelo Projeto Mídia Digital, então na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Bom Jardim.

Duração: 108 minutos
Data: sábado e domingo, 11 e 12 de agosto de 2012
Horário: 15h
Local: Museu Clirton Rêgo Cabral (Galpão Cultural)
Classificação: LIVRE
GRATUITO

domingo, 5 de agosto de 2012

XVII Exposição Agropecuária de Duas Barras

Divulgada possível programação da Festa da Cooperativa de Duas Barras 

Já circula pela internet uma possível programação para a 17ª Exposição Agropecuária de Duas Barras e o 26º Concurso Leiteiro, da Cooperativa Agropecuária de Duas Barras. Segundo o programa, a festa acontece de 15 a 19 de agosto no parque de exposições da Cooperativa de Duas Barras - RJ. 

O site do Governo do Estado do Rio de Janeiro (na página do Rio Rural) assim noticiou o evento: "A Emater-Rio e a Cooperativa Agropecuária de Duas Barras promovem a 17ª Exposição Agropecuária do município. Entre as atrações, shows, rodeio todos os dias, concurso leiteiro, palestras técnicas, concurso Rainha da Expo. A entrada é gratuita".

Veja a seguir o cartaz não oficial que circula na internet (clique na imagem para vê-la maior):

sábado, 4 de agosto de 2012

Agetransp determina recuperação de estrada na RJ 116

Com base na vistoria realizada pela Câmara Técnica de Transportes da Agetransp no sistema viário Itaboraí – Nova Friburgo – Cantagalo, o Conselho Diretor da Agetransp determinou que a Concessionária Rota 116 realize a recuperação imediata dos trechos onde as condições de trafegabilidade foram consideradas irregulares. O Conselho Diretor fixou o cronograma de recuperação em duas fases: fase 1 – prazo de 90 dias, a contar de 06 de agosto e fase 2 – prazo de 90 dias, a contar de 06 de outubro. A fiscalização do cumprimento do cronograma será realizada pela Câmara Técnica desta Agetransp semanalmente. A não realização das obras enunciadas nas fases citadas ensejará a abertura de processo regulatório.

Fonte: Agetransp

Agricultura Familiar em Bom Jardim amplia venda de produtos para merenda escolar


Veículo da prefeitura percorre as propriedades rurais
recolhendo os produtos, sempre às segundas-feiras.
Foto: Paulo Filgueiras.
Além de tomate e inhame, Jorge também vende abóbora madura
para a merenda.  Foto: Paulo Filgueiras.
Estimulados pelo Rio Rural, agricultores nas microbacias hidrográficas comercializam produtos através do PNAE.

Agricultores familiares de Bom Jardim, na Região Serrana, estão comemorando os bons resultados obtidos com a venda de alimentos para a merenda da rede municipal de ensino. Isso vem sendo possível graças ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), executado em parceria com as prefeituras e as secretarias estaduais de Educação e de Agricultura. A venda institucional de alimentos é uma alternativa que o Programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura divulga e estimula entre os produtores nas microbacias hidrográficas, pois garante a comercialização a um valor prefixado, diminuindo os riscos de mudança de preços do mercado convencional.

Uma lei federal publicada em 2009 prevê a utilização na alimentação escolar de, no mínimo, 30% dos recursos financeiros repassados para estados e municípios pelo Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), priorizando a compra da produção familiar. O limite de venda ao PNAE, que era de R$ 9 mil anuais por agricultor até o mês passado, subiu para R$ 20 mil.

De acordo com o extensionista rural da Emater-Rio e técnico executor do Rio Rural na microbacia Santo Antônio, Maurício Latini, o primeiro passo para estabelecer as transações de compra e venda junto ao PNAE é um mapeamento das culturas disponíveis. “Em Bom Jardim, esse levantamento foi feito em conjunto pela Emater-Rio e prefeitura. A adesão ao programa é feita através de chamada pública, onde é divulgada a lista dos alimentos e a quantidade que será adquirida”, disse.

O responsável pelo programa junto à secretaria de Educação de Bom Jardim, Ramires Knust, explica que os cardápios da merenda são elaborados por uma nutricionista, levando em consideração a necessidade de cada escola. Segundo ele, atualmente são beneficiados no município três mil alunos de 17 escolas e duas creches. Neste ano, são seis produtores participando do PNAE, responsáveis pela produção de 12 diferentes produtos, inclusive ovos e temperos. “Apenas no segundo semestre de 2011, foram mais 20 toneladas de alimentos adquiridos para a merenda”, contabiliza.

O olericultor Jorge de Castro, que vive com a família há 50 anos na localidade Boa Vista, na microbacia Santo Antônio, conheceu o PNAE através da Emater-Rio. Atualmente, fornece 38 caixas de tomate por mês (cerca de 750 kg) e 13 de inhame (aproximadamente 250 kg) para a merenda de Bom Jardim, recolhidos sempre às segundas-feiras. Ele está satisfeito com o programa e pretende aumentar sua participação. “É mais um estímulo para o agricultor permanecer no campo. Temos a certeza da venda e a chance de um ganho maior”, explicou. Com a ajuda da esposa, do filho e da nora, Jorge também comercializa outras mil caixas anuais de tomate, inhame, banana, berinjela e jiló para os municípios de Niterói e São Gonçalo, na região metropolitana.

Fonte: Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária – SEAPEC

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Candidato a prefeito João Carlos: candidatura deferida

Sentença em 02/08/2012 - RCAND Nº 11623 Dra. HEVELISE SCHEER

Trata-se de pedido de registro de candidatura do(a) candidato(a) acima qualificado(a).
Os documentos trazidos aos autos comprovam estar o(a) candidato(a) no gozo dos direitos políticos, possuir domicílio eleitoral no município e filiação partidária desde 07 de outubro de 2011, na forma do artigo 12, da resolução TSE nº. 23.373/2011.
Foram juntados os demais documentos exigidos pela legislação em vigor.
Comprovou também quitação com as Justiças Eleitoral, Estadual e Federal.
Publicado o Edital de que trata inciso II, do artigo 35, da Resolução TSE nº. 23.373/2011, decorreu o prazo legal sem impugnação.
O Ministério Público Eleitoral manifestou-se favoravelmente ao deferimento do pedido.
É o relatório.
Passo a decidir .
Foram preenchidas todas as condições legais para o registro pleiteado e não houve impugnação.
Quanto à quitação com a Justiça Eleitoral, o requerente teve suas contas, referentes às eleições 2008, aprovadas com ressalvas, conforme decisão proferida nos autos do Processo nº 147-PJ/09, publicada em 25/07/2012.
ISTO POSTO, DEFIRO o pedido de registro de candidatura de JOÃO CARLOS DE SOUZA JUND, PARTIDO VERDE - PV, para concorrer ao cargo de Prefeito, sob o número 43, com a seguinte opção de nome: JOÃO DO PV.
Registre-se. Publique-se. Intime-se.
Bom Jardim, 02 de agosto de 2012.

Campanha nacional de multivacinação no dia 18



No sábado, 18 de agosto, a secretaria de Saúde de Bom Jardim participará de mais uma Campanha Nacional de Multivacinação, com a oferta de vacinas do calendário básico de vacinação das crianças menores de cinco anos. A estratégia visa controlar, eliminar e erradicar doenças, assim como atualizar o cartão de vacinação.

A secretaria de Saúde alerta aos pais e responsáveis que todas as crianças menores de 5 anos de idade deverão ser levadas ao posto de vacinação mais próximo de sua residência com a caderneta de saúde da criança para que seja avaliada e o esquema vacinal atualizado.

A campanha disponibilizará vacinas contra Hepatite B, Tetravalente, esta contra difteria, tétano, coqueluche, HIB e a tríplice viral contra sarampo, caxumba e rubéola. O prazo de vacinação é 24 de agosto, em todos os postos de saúde do município, das 8h às 17h.

Fonte: ASCOM da PMBJ

Prefeitura executa limpeza do Córrego Floresta


A Prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria municipal de Obras e Infraestrutura efetuou na última sexta-feira ( 27 de julho), a limpeza dos 1.000 metros de extensão do Córrego Floresta, com início no bairro Veloso e fim na “Rua Nova”, no bairro Centro.

A limpeza é realizada periodicamente e visa evitar enchentes, águas empoçadas, proliferação de insetos e mau cheiro. O secretário de Obras destacou a importância da medida. “É um trabalho de rotina, de manutenção, como deve ser. Porém, infelizmente, ainda encontramos muito lixo, o que pode ser evitado, já que a coleta domiciliar é constante, feita diariamente, em horário pré-determinado, de conhecimento da população”, explicou o secretário Thiago.

Fonte: ASCOM da PMBJ

Prevenção da violência doméstica será tema de palestra para professores municipais

Nos próximos dias 13 e 14 de agosto, a prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria municipal de Educação, em parceria com a Casa da Criança e do Adolescente de Nova Friburgo, promovem palestra aos professores da rede pública municipal sobre “O projeto Viva a Paz – Prevenção da violência doméstica e promoção da Cultura da Paz”. O evento será realizado no auditório Marino Pinto, na Casa da Cultura, das 8h às 17h.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Candidato a prefeito Celso Jardim: candidatura deferida

Sentença em 01/08/2012 - RCAND Nº 8685 Dra. HEVELISE SCHEER

Vistos, etc.
Trata-se de pedido de registro do candidato CELSO DE FREITAS JARDIM, ao cargo de PREFEITO, sob o n.º 31, pela Coligação “VERDADE, ESPERANÇA E TRABALHO”, formada pelos Partidos PHS e PT do B, nos termos da Resolução TSE n.º 23.373/2011.
Os documentos trazidos aos autos comprovam estar o candidato no gozo dos direitos políticos e possuir domicílio eleitoral no município desde 30/03/1995, assim como filiação partidária desde 06/10/2011.
Comprovou também o candidato sua quitação com as Justiças Eleitoral, Federal e Estadual.
Publicado o edital de que trata o inciso II, do artigo 35, da Resolução TSE 23.373/2011, ofereceu o Ministério Público Eleitoral às fls. 23/25 impugnação ao pedido, sob alegação de ser o candidato inelegível em razão da rejeição pelo TCE/RJ de suas contas como prefeito municipal.
A Coligação “Bom Jardim Acima de Tudo” (PMDB – PSDB – PP – PT – PTB – PDT – PSD – PC do B) também ofereceu impugnação ao pedido, não só pelos mesmos fundamentos da impugnação ministerial, como também pela ofensa do candidato ao princípio da moralidade e da probidade administrativa, assim como por condenação em primeiro grau por ato de improbidade administrativo...
Contestação às impugnações de fls. 61/75 e 97/121.
As respostas vieram instruídas com os documentos de fls. 76/96 e 122/146.
Manifestação do Ministério Público Eleitoral às fls. 150 e verso.
Às fls. 153 determinou o Juízo a regularidade de duas certidões constantes dos autos, o que restou atendido às fls. 157/159.
É o relatório.
Passo a decidir.
Toda a controvérsia se assenta na premissa de ser o Tribunal de Contas competente ou não para o julgamento das contas de gestão do prefeito municipal.
Sob esse aspecto, impende observar que o TSE, ao apreciar o Recurso Especial Eleitoral n.º 29981 interposto pelo candidato Paulo Vieira de Barros à eleição majoritária de Bom Jardim, no ano de 2008, fez prevalecer o entendimento de que “compete exclusivamente ao Poder Legislativo o julgamento das constas de gestão prestadas pelo Chefe do Poder Executivo, mesmo quando este exerce funções de ordenador de despesa”.
Dito acórdão reflete o posicionamento de grande parte da mais moderna jurisprudência, como se infere do inúmeros julgados colecionados pelo requerente em suas contestações de fls. 61/75 e 97/121.
Assim, até para que não se tenham num município de pequenas dimensões como o de Bom Jardim soluções jurídicas tão díspares para uma mesma situação, quedo-me ao entendimento consagrado por aquela alta Corte no sentido de que compete exclusivamente ao Poder Legislativo local o julgamento das contas de gestão prestadas pelo Chefe do Poder Executivo municipal, ainda que na função de ordenador de despesas, cumprindo em tais hipóteses ao Tribunal de Contas tão somente a função opinativa, através de parecer prévio, suscetível de rejeição pelo legislativo municipal.
Firmada tal premissa, verifica-se da certidão de fls. 157 que as contas prestadas pelo requerente, na condição de Prefeito Municipal, relativas aos exercícios de 1999. 2003 e 2004 foram rejeitadas pela Câmara Municipal de Bom Jardim.
No que pertine às duas últimas, a sentença proferida pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Bom Jardim, no processo n.º 2008.009.000487-0, anulou as Resoluções Legislativas n.º 14/2006, de 10/04/2006 e 16/2006, de 22/05/2006, que rejeitaram as contas do Chefe do Executivo Municipal, relativas aos exercícios de 2003 e 2004, por ofensa ao princípio da ampla defesa, sendo dita sentença mantida em grau de recurso.
Em conseqüência, nenhum efeito poderá produzir a rejeição das contas pelo Legislativo, relativamente aos exercícios de 2003 e 2004.
No que pertine à Resolução Legislação n.º 10/2001, que rejeitou as contas do prefeito relativamente ao exercício de 1999, esta não mais atinge, pelo decurso do tempo, a elegibilidade do requerente, seja pela incidência do prazo de cinco anos previsto na Lei Complementar n.º 64/90, seja pela incidência do prazo de oito anos previsto na Lei Complementar n.º 135/10.
Quanto a condenação do requerente na ação civil pública intentada por ato de improbidade administrativa, a sentença de procedência ainda não transitou em julgado, achando-se o processo em fase de recurso.
As demais ações citadas pela coligação impugnante, ainda se encontram em andamento, não tendo, por isso, o condão de atrair a incidência da inelegibilidade prevista na letra “l”, da Lei Complementar n.º 64/90, com a redação que lhe deu a Norma Complementar n.º 135/2010.
Por último, com advento da Lei Complementar n.º 135, de 04/06/2010, não mais subsiste a possibilidade ao aplicador do Direito de criar outras hipóteses de inelegibilidade, com base no § 9º, do artigo 14, Constituição Federal, tal como ocorreu nas eleições municipais de 2008, em que não havia sido editada, ainda, a citada norma complementar.
Isto posto e por tudo mais que dos autos consta, rejeito as impugnações de fls. 23/25 e 27/40 DEFIRO o pedido de registro de candidatura de CELSO DE FREITAS JARDIM, COLIGAÇÃO "VERDADE< ESPERANÇA E TRABALHO" (PHS / PT do B), para concorrer ao cargo de PREFEITO do Município de Bom Jardim, nas eleições de 07 de outubro de 2012, sob o número 31, com a seguinte opção de nome: CELSO JARDIM.
Registre-se. Publique-se. Intime-se.
Bom Jardim, 01 de agosto d e2012.