Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

FAETEC: vagas para cursos gratuitos


A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) abriu nesta terça, dia 15, inscrições para os seus  ursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). O prazo se estenderá até o dia 30 de janeiro. São 114.606 vagas e todos os cursos são gratuitos. Os interessados devem se inscrever pelo site da instituição.

É necessário ter mais de 15 anos e ter concluído o ensino fundamental para poder se candidatar. O processo seletivo será constituído de um sorteio organizado pela Faetec marcado para o dia 1º de fevereiro. A inscrição deve ser feito no link “Inscrições para os cursos FIC de Qualificação Profissional”.

Para o presidente da Faetec, Celso Pansera, o mercado pede profissionais cada vez mais especializados.

“Hoje é fundamental ser cada vez mais especialista em alguma área. É necessário que o profissional seja cada vez mais específico. O mercado de trabalho pede que ele seja ou um bom padeiro, ou um bom eletricista ou um bom mecânico. Agora, ele não pede que o profissional seja um bom padeiro, eletricista e mecânico ao mesmo tempo.”

Os interessados poderão escolher até três cursos por CPF no ato da inscrição. Quem não possuir acesso à internet poderá realizar a inscrição em uma das 89 unidades da Faetec Digital distribuídas em todo o Estado. Monitores auxiliarão essas pessoas no momento do preenchimento do requerimento.

As oportunidades são para diversas áreas de atuação. São 94.874 vagas em cursos de capacitação profissional, 8.184 oportunidades apenas para a área de Construção Civil. Na área de Informática, quase 5 mil vagas serão oferecidas. Existe ainda as áreas de atividades artístico-culturais ou físico-esportivas, com 19.467 oportunidades. A rede ainda possui áreas de Moda, Beleza, Hotelaria, entre outras.

Esse ano, a novidade fica por conta dos cursos com foco nos setores estratégicos para atender os grandes eventos internacionais que o Estado irá sediar, como a Jornada Mundial da Juventude, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016. Cursos de Idiomas e na área de Hospitalidade e Lazer, por exemplo, somam 26.859.

Sobre os cursos, Celso Pansera afirma que são uma boa oportunidade de crescimento profissional. “Oferecemos um conjunto de cursos de capacitação, gratuitos, com material de laboratório bem desenvolvido. Quem estiver nesses cursos de formação será capacitado a desempenhar as funções que o mercado de trabalho está pedindo”, diz o presidente da Faetec, para completar logo em seguida.

“Queremos as empresas percebam que os profissionais formados aqui são qualificados. A Faetec se preocupa em fazer com que o estado tenha profissionais que possam desempenhar trabalhos grandes. As empresas que chegarem ao Rio de Janeiro e quiserem montar as suas estruturas no estado podem ter a certeza que é possível realizar suas atividades com mão-de-obra formada aqui no Rio de Janeiro.”

Fonte: www.faetec.rj.gov.br


Para mais informações acesse o site da FAETEC RJ ou entre em contato na Central de Atendimento FAETEC RJ pelos telefones (21) 2332 4093 / (21) 2332 4085 / (21) 2332 4083.

0 comentários:

Postar um comentário