Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Concurso para o Banco do Brasil: 29 vagas para nossa região

Foi publicado hoje no Diário Oficial o edital de abertura do concurso para escriturário do Banco do Brasil. São 29 vagas para a microrregião de Nova Friburgo (Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, Sumidouro, Olaria e Conselheiro Paulino).

O EDITAL Nº 1, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2013, foi publicado hoje e torna pública a realização de Seleção Externa regional para formação de cadastro de reserva para provimento de vagas, no cargo de Escriturário - nível inicial da Carreira Administrativa, em dependências situadas nos Estados do Amazonas (parte do Estado), Espírito Santo, Minas Gerais (parte do Estado), Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (parte do Estado).

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Bom Jardim sofre novo apagão telefônico


Moradores e empresários querem saber por que isso acontece repetidas vezes, mas operadoras ignoram reclamações e não dão qualquer satisfação aos clientes.

Bom Jardim voltou a sofrer nova pane no serviço telefônico que atente o município. O problema tem sido recorrente e desta vez o defeito atingiu não apenas as operadoras de telefonia celular, mas também a rede de telefones fixos.
O apagão aconteceu durante todo o dia de segunda-feira, 25, e atingiu grande parte do centro da cidade e bairros periféricos, deixando sem sinal os aparelhos móveis da Claro, Oi e Tim. Apenas os portadores de telefones Vivo e Nextel estavam conseguindo falar. Os demais não conseguiam receber nem fazer ligações, a não ser para os números de emergência.

Já a rede fixa da Oi também deixou os usuários na mão, pois a maioria não conseguiu originar e nem receber chamadas em seus telefones. Os aparelhos emitiam um ruído estranho e quando davam sinal de discagem, as ligações não eram completadas. Muitas pessoas que tentaram ligar, disseram que não conseguiam falar, pois só ouviam um chiado ou o sinal de linha ocupada. O caos na telefonia prejudicou os moradores e comerciantes da área afetada, pois muitas transações comerciais deixaram de ser concretizadas, causando prejuízos financeiros aos empresários e impedindo pessoas de marcar ou desmarcar compromissos.

A situação só voltou ao normal na madrugada do dia 26, terça-feira. Algumas pessoas chegaram a indagar por que motivo a cidade sofre tantos apagões no serviço de telefonia. Uns chegaram a aventar a hipótese de que interferências solares eletro-magnéticas, muito comuns na época do verão, poderiam estar afetando os serviços de comunicação por satélite e interferindo nas redes telefônicas.

Fonte: Jornal Mais Bom Jardim

Cidades da região serrana entram em estágio de atenção nesta quarta-feira

Segundo o Inmet, na quinta-feira temperatura máxima não deve passar dos 30°C

Do R7 | 27/02/2013 às 16h03min

Os municípios de Nova Friburgo, Bom Jardim, Petrópolis e Teresópolis na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, entraram em estágio de atenção às 15h30 desta quarta-feira (27) devido às chuvas que atingem a região. As informações são do Inea (Instituto Estadual do Ambiente).

O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de quatro e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o tempo deve permanecer instável na quinta-feira (28). Segundo o instituto, o Estado deve ter céu nublado com possibilidade de chuva durante o período. A temperatura mínima deve ser de 20 °C e a máxima não deve passar dos 30°C.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Previsão de chuvas para a Região Serrana

Os municípios de Nova Friburgo e Bom Jardim entraram em Estágio de Atenção na noite desta terça-feira, por volta das 22h30min. A previsão é de chuva moderada a forte nas próximas horas.

Bom Jardim: vistoria itinerante do Detran em março


O Detran vai visitar 54 municípios do interior durante o mês de março, oferecendo serviços como vistoria anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e alteração de características, entre outros.
Com a visita dos vistoriadores, o Detran evita que seus clientes precisem se deslocar até cidades vizinhas para regularizar os veículos. Para agendar o serviço, os motoristas devem estar com o IPVA pago e ligar para 0800-0204040 ou 0800-0204041, de segunda a sexta-feira, das 6h à meia-noite, e aos sábados, das 8h às 18h.
No dia 06/03, a vistoria acontecerá em Bom Jardim.

Affonso parabeniza aniversário da cidade


Chefe de Gabinete da Secretaria de Governo
 do Estado do Rio, Affonso Monnerat.
Mensagem aos 120 anos de Emancipação Político Administrativa de Bom Jardim 

É com orgulho de ter sido prefeito de Bom Jardim e ter feito com que ela, junto com a força de cada cidadão bom-jardinense, se tornasse uma cidade melhor. Fizemos uma administração focada no desenvolvimento, progresso, respeito, promovendo justiça e paz! Hoje, tenho prazer em comemorar junto com a nossa gente os 120 anos da minha terra, por que temos histórias pra contar. Comemoramos o nosso passado, presente e futuro e sinto felicidade ao saber que posso contribuir ainda mais para melhorar a estrutura da nossa cidade e a qualidade de vida do nosso povo junto à nova administração. 

Orgulho... É isso que sinto da minha cidade, que vislumbra boas notícias e supera obstáculos e que, apesar de tudo, tem motivos para festejar. Um destes motivos é você, cidadão bom-jardinense, valor maior da nossa terra.

Parabéns Bom Jardim, por ser um lugar de gente do bem, por ser acolhedora e aconchegante...

Parabéns a cada bom-jardinense, seja ele nascido aqui ou que tenha escolhido Bom Jardim para ser a sua casa...

Parabéns ao nosso município pelos seus 120 anos...

E quero mais uma vez agradecer o apoio e o carinho que sempre recebi do povo de Bom Jardim e que Deus continue abençoando ricamente a nossa querida cidade e que continue sendo um lugar maravilhoso para se viver.

Affonso Monnerat Chefe de Gabinete da Secretaria de Governo do Estado do Rio de Janeiro

Fonte: Assessoria de Comunicação - Bruno Aguiar

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Luiz Antônio Dias (Jornal Mais Bom Jardim) agradece ao Portal Bom Jardim

O jornalista Luiz Antônio Dias, diretor-proprietário do Jornal Mais Bom Jardim, gentilmente enviou mensagem ao Portal Bom Jardim agradecendo as congratulações pela edição número 600. Leia a íntegra da mensagem:

Ainda que com um pouco de atraso, venho em meu nome e de todos nós da modesta equipe do JORNAL MAIS BOM JARDIM, agradecer suas palavras de congratulações pela nossa edição de n° 600. Muito mais que congratulações, entendemos ser palavras amigas e de reconhecimento.... reconhecimento de que também faz e atua na imprensa de uma cidade pequena e que por vezes, muito menor ainda, é a visão comunitária de alguns segmentos que não nos cabe aqui mencionar. Isso, como você também bem sabe e há de concordar, é uma pequena, porque se mais apoios, compreensões e participações tivemos, teríamos não apenas nos órgãos ou meios de comunicação mais eficientes, abrangentes e importantes, mas sim também uma sociedade da qual todos fazem parte, ainda muito significativa para os interesses, participações e integrações.

Mas enfim, além do registro que fizermos em nossa atual edição de n° 601 de suas palavras amigas, elogiosas e como mencionamos, de incentivos e reconhecimentos, venho aqui através desta comunicação lhe AGRADECER DE CORAÇÃO, desejando também a você, no brilhante trabalho desenvolvido há bom tempo neste belo Portal Bom Jardim, votos também de contínuos sucesso, muita força, luz e determinação para continuar nos brindando com belo trabalho, como você bem mencionou, mesmo sem contar com o devido apoio, reconhecimento e incentivo de órgõas, instituições, empresas e etc. Mas creio que até mais importante de tudo isso, é sua capacidade, sua determinação e propósito de continuar em frente, até porque nada adiantaria ter tudo aquilo e você não conseguisse, como nós, superar as adversidades e seguirmos em frente, quem sabe até muito mais em nossa maneira de “oferecermos” muito mais que “obtermos”, não é verdade.

Da minha parte, como você sabe o quanto sempre te admirei e respeitei, assim como de todos nós do JORNAL MAIS BJ, receba nossos agradecimentos e também, palavras de incentivos e forças para continue levante avante este importante trabalho informativo na internet que é o PORTAL BOM JARDIM.

Cordial e fraternalmente,
Luiz Antonio Dias

JORNAL MAIS BOM JARDIM

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Bom-jardinense dá sugestão para o trânsito

O bom-jardinense Pedro Erthal publicou, em 23 de fevereiro, numa rede social na internet, sugestões para o trânsito nas imediações da ponte sobre o rio Grande, no acesso à RJ-146 (São Miguel / São José do Ribeirão). Sua ideia é a seguinte:

Legenda da foto: Amarelo = divisória de pista; Vermelho = Quebra molas; Verde= semáforo e Azul = área quadriculada (proibido ficar parado com o carro).


COMO FUNCIONARIA:

1- Passagem livre no sentido BJ-NF com quebra molas no final da ponte e deslocamento do fluxo para a direita (alargamento da divisória central);
2- Semáforos no sentido NF-BJ e São Miguel-NF;
3- Passagem livre nos sentidos NF-São Miguel e São Miguel-BJ;
4- Rotatória em frente ao Posto Bom Jardim.
5- Passagens livres para que sai do bairro Bem te vi em direção a NF mas com quebra-molas na rodovia e alargamentos da divisória central no sentido BJ-NF.
6- Área Quadriculada na saída principal do Bem te vi para Nova Friburgo para evitar que o trânsito pare quando o sinal estiver fechado.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Prefeitura abre inscrições para contratação de médicos

A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jardim abriu novo processo seletivo simplificado para contratação de profissionais para a área de saúde. A contratação é emergencial  e por tempo determinado.

São 6 vagas para médicos de PSF. As inscrições deverão ser feitas na sede da prefeitura (praça governador Roberto Silveira, 44, 2° andar) até às 16h30min do dia 1° de março de 2013.

Edital completo ou maiores informações, na sede da prefeitura.

Transporte escolar em Bom Jardim: o que está acontecendo?

Na tarde de segunda-feira (18/2), o Portal Bom Jardim recebeu correspondência eletrônica de nossa leitora Evanicia Cabral, do distrito de Banquete, relatando problema com o transporte escolar naquela comunidade. A seguir reproduzimos o texto:

Boa tarde!
 Por favor, gostaria de fazer um pedido em nome das mães aqui de Banquete. (Bom Jardim).
É que várias crianças ficaram sem estudar nesta segunda feira e pelo visto ficarão por tempo indeterminado, por motivo da prefeitura ter tirado de circulação as vans que deslocavam as crianças dos lugares de difícil acesso. Querem tirar as crianças de Banquete para estudarem em Bom Jardim, o que seria inviável para as famílias. Pelo deslocamento e pelo motivo de ter escola em Banquete. Por favor nos ajudem.!!
 Já recorremos ao Conselho Tutelar que disse que iria se dirigir a prefeitura. Mas ainda não tivemos resposta. Vocês poderiam procurar saber porque o difícil acesso perdeu a vã que tinha ano passado?
 Muito obrigada!

Atendendo a solicitação feita pela leitora, o Portal Bom Jardim, em entrevista exclusiva, conversou com a secretária municipal de Educação, professora Micheline Pinto de Almeida, que explicou o que estaria acontecendo.

Segundo a professora, os veículos que fazem o transporte escolar não foram retirados, como afirmou nossa leitora. Na verdade, estaria acontecendo um problema maior, que impediu o atendimento de algumas comunidades: falta de veículos/motoristas devidamente habilitados. Além disso, um atraso imprevisto no processo licitatório teria contribuído para criar essa situação na primeira semana de aula.

Desde o final do ano passado teve início a licitação para contratação de empresa que faria o transporte de todos os alunos não atendidos pelos veículos da Secretaria de Educação. A escolha da empresa deveria ter acontecido até uma semana antes do início das aulas, mas uma das empresas concorrentes contestou alguns critérios adotados, o que acarretou atraso na definição da vencedora do certame. Com isso, a administração teve que buscar uma solução rápida para atender a todas as 32 linhas de transporte escolar do município.

Também desde o fim de 2012, motoristas que faziam o transporte escolar naquele ano foram informados que deveriam cumprir todas as exigências legais (dentre as quais habilitação, número máximo de passageiros, cintos de segurança e idade máxima dos veículos). Infelizmente, alguns não se adequaram ao que prevê a legislação (Código Nacional de Trânsito), informou Micheline, o que impediu que pudessem atender imediatamente a necessidade surgida pela falta da empresa.

Das 32 linhas a serem atendidas, a Secretaria de Educação viabilizou o atendimento de 27, que transportaram os estudantes normalmente desde o primeiro dia de aula (18/2). Mas 5 linhas não puderam ser atendidas imediatamente, dentre as quais uma linha do distrito de Banquete.

A situação atual nessas linhas é a seguinte:


Linha 04 - Da Casa de Oração para E. M. Armando Jorge, Jardim de Infância Viviane Verly Pereira e E. M. Gov. Moreira Franco, que atende 20 alunos - AINDA SEM SOLUÇÃO.

Linha 09 - Do Tibá e Vivendas Márcia para E. M. Armando Jorge, Jardim de Infância Viviane Verly Pereira e E. M. Gov. Moreira Franco, que atende 28 alunos.
                    Motorista Cláudio, que atende localidade de Ponte Berçot pela manhã, vai começar segunda-feira a atender essa linha no horário do almoço e final da tarde.

Linha 13 - Monte Café, Raul Emerich e Fazenda do Barro para Pinduca (E. M. José Luiz Erthal), que atende 48 alunos.
                    Ônibus Escolar começa segunda-feira nos dois turnos e motorista Genival vai atender Boa Vista até Jorge de Castro.

Linha 17 - Pedra Aguda e Alto do Campo para E. M. Washingtom Emerich e E. M. Vieira Batista, que atende 24 alunos.
                    Motoristas Jonas e Evaldo vão executar suas linhas dando suporte nessa linha para atender até onde as kombis chegarem.

Linha 31 - Vale Tainá e Rosário para E. M. Amanda Farias Almeida, que atende 56 alunos.
                    José Eliézio começa segunda-feira a atender Rosário nos dois turnos, depois que executar sua linha (linha 32-Retiro e Pedra Branca).

Assim que seja definida a empresa que fará o transporte dos alunos, todos os problemas serão resolvidos imediatamente, pois caberá a ela contratar veículos e pessoal para o transporte escolar.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

5 de março: 120 anos de criação do Município de Bom Jardim

Banda Celebrare.
O aniversário de 120 anos de emancipação político-administrativa de Bom Jardim, que acontecerá no próximo dia 5 de março, será comemorado com atrações musicais. Serão 4 dias com shows gratuitos na praça João Almeida, no centro da cidade.

- 2 de março - sábado - 23h - Banda Celebrare;
- 3 de março - domingo - 23h - Banda A Massa;
- 4 de março - segunda-feira - 23h - Banda de forró Rasta Chinela;
Banda Rasta Chinela
- 5 de março - terça-feira (feriado municipal) - Banda Sinfônica da Polícia Militar do Rio de Janeiro
(ainda não confirmada).

Banda A Massa

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Aeroporto em Nova Friburgo: será?

AEROPORTO (1)

Nesta segunda-feira, Nova Friburgo foi incluída no plano de incentivo do governo federal à aviação regional.

Os secretários de Turismo e do Escritório de Projetos Especiais, Alexandre Meinhardt e Edson Lisboa, respectivamente, participaram de reunião no Rio, para ouvir a proposta que está sendo intermediada pelo Banco do Brasil.

AEROPORTO (2)

Além de Nova Friburgo, outros seis municípios do interior do Rio também foram incluídos no plano de incentivo à aviação regional.

A saber: Resende, Angra dos Reis, Paraty, Itaperuna, Cabo Frio e Volta Redonda. O projeto prevê investimentos de R$ 7,3 milhões em 270 pequenos novos aeródromos do país.
Será financiado pelo Banco do Brasil.

AEROPORTO (3)

Aliás, coube ao superintendente estadual do Banco do Brasil, Reinaldo Yokoyama, comandar esta semana a reunião com representantes do governo estadual e os sete municípios fluminenses interessados no financiamento público para ter um aeródromo.

Nova Friburgo ainda não tem um projeto, mas, se um dia o pequeno aeroporto sair do papel, será construído em Conquista.

Fonte: Giuseppe Massimo - Colunista de A Voz da Serra

Mostra de filmes sobre samba: grátis no Cine Bom Jardim


Agentes comunitários recebem capacitação na Região Serrana do Rio

Agentes comunitários recebem capacitação na Região Serrana do Rio

19/02/2013   
A Secretaria de Defesa Civil do estado realiza esta semana o Curso de Formação de Agentes Comunitários para a capacitação de 170 colaboradores que trabalharão na Região Serrana do Rio, com o objetivo de ajudar a prevenir tragédias provocadas pelas chuvas e orientar moradores de comunidades localizadas em áreas de risco geológico. 

Os agentes comunitários serão contratados temporariamente pelo estado – por três anos, com possibilidade de renovação de contrato por mais dois anos – para atuar nas 42 Unidades de Proteção Civil (UPCs) que serão instaladas nos municípios de Nova Friburgo, Bom Jardim, Petrópolis e Teresópolis.
Ministradas pela Escola de Defesa Civil (Esdec), as aulas vão até sexta-feira (22/2) e acontecem, simultaneamente, nos polos de ensino de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. A programação do curso intensivo aborda temas como história, política e sistema nacional de proteção e defesa civil e ações de redução de risco de desastres. O programa de capacitação ainda contará com a participação da Cruz Vermelha, que dará cursos de primeiros socorros e transporte de acidentados. Todos os alunos são moradores de comunidades com risco geológico.

"Os agentes são de vital importância não só para alertar e orientar a população em casos de emergência, mas, principalmente, ensinar as pessoas como prevenir tragédias provocadas por chuvas, enchentes ou desmoronamentos. Queremos priorizar a prevenção de tragédias e conscientizar a população de seu papel significativo no risco de desastres ", explicou o diretor da Esdec, o tenente-coronel Paulo Renato Vaz.
Em Nova Friburgo, serão contratados 80 agentes comunitários para atuar nas 20 UPCs. Já em Bom Jardim, haverá oito colaboradores em duas unidades. Petrópolis contará com o apoio de 42 agentes, que atuarão em dez comunidades, enquanto Teresópolis terá 40 agentes distribuídos em dez UPCs.

Fonte: Site G1A Secretaria de Defesa Civil do estado realiza esta semana o Curso de Formação de Agentes Comunitários para a capacitação de 170 colaboradores que trabalharão na Região Serrana do Rio, com o objetivo de ajudar a prevenir tragédias provocadas pelas chuvas e orientar moradores de comunidades localizadas em áreas de risco geológico.

Os agentes comunitários serão contratados temporariamente pelo estado – por três anos, com possibilidade de renovação de contrato por mais dois anos – para atuar nas 42 Unidades de Proteção Civil (UPCs) que serão instaladas nos municípios de Nova Friburgo, Bom Jardim, Petrópolis e Teresópolis.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

IPVA, pedágio e outros gastos inúteis


BNDES renova financiamento para empresas da Região Serrana do Rio

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social-BNDES renovou as linhas de financiamento para pequenas e médias empresas dos sete municípios atingidos pela tragédia, em 2011, na Região Serrana do Rio. A taxa de juros e o prazo de pagamento, que pode chegar a dez anos, se tornaram uma ajuda a mais para recuperar a economia da região.

As condições são as mesmas do crédito anunciado em 2011, o limite do empréstimo é de R$ 500 mil. O objetivo do programa é ajudar na recuperação econômica dos municípios, dessa vez o BNDES liberou quase R$ 700 milhões em recursos.

A taxa de juros é de 5,5% ao ano, valor abaixo do que é praticado normalmente pelos bancos, outro benefício é o prazo de pagamento. A inscrição no programa pela Caixa Econômica Federal vai até o fim de outubro, todas empresas que se inscrevem no programa passam por uma avaliação dos bancos.

Fonte: Site G1

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Jornal Mais Bom Jardim reconhece que Portal Bom Jardim é seu concorrente mais próximo

Comparativo publicado no blog do jornal.
O blog do Jornal Mais Bom Jardim publicou matéria (veja aqui) reconhecendo a importância do Portal Bom Jardim na imprensa eletrônica do município (apesar de não ter divulgado nosso nome). A nota compara o número de acessos recebido pelo blog do jornal com o número de acessos recebido pelo Portal Bom Jardim, colocando esta humilde página em segundo lugar na divulgação de notícias e informações sobre o município e seus distritos.

O concorrente direto do Portal Bom Jardim publicou até dados estatísticos (ver figura ao lado) para mostrar o quanto é superior.

A bem da verdade, vale lembrar que o gráfico do Portal Bom Jardim mostra sua evolução desde maio de 2008, quando foi criado, enquanto que o blog do Jornal Mais Bom Jardim mostrou dados de 19 de janeiro de 2013 a 17 de fevereiro de 2013.

Dessa forma, para que não haja dúvidas acerca da verdadeira informação, o Portal Bom Jardim publica a seguir o número de visitantes do Portal Bom Jardim nesse mesmo período. Foi o seguinte:


Aproveitando a oportunidade, o Portal Bom Jardim (blog sem qualquer tipo de apoio financeiro - patrocínio, anúncios institucionais ou empresariais, publicações oficiais - ou qualquer outro tipo de ajuda) parabeniza o Jornal Mais Bom Jardim e toda sua equipe (jornalistas, fotógrafos, advogado, colaboradores, entregadores, etc.), seus anunciantes diversos e leitores, pela conquista da Edição número 600, coroando de êxito  a dura jornada de manter um jornal numa cidade pequena como Bom Jardim. Sucesso e contínuo crescimento é o que toda a equipe do Portal Bom Jardim (ou seja, eu, Marlon A. Rodrigues da Silva) deseja de coração a todos e, de modo especial, ao jornalista Luiz Antônio Dias, diretor-proprietário do prestimoso jornal bom-jardinense, e ao atualizador do seu blog, nosso assíduo leitor, o jornalista Julio Cesar de Carvalho.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Prefeitura publica listagem de aprovados em seleção para vagas temporárias

A listagem completa com os não classificados e eliminados, veja na publicação oficial da Prefeitura Municipal de Bom Jardim.

Para ver cada quadro aumentado, clique sobre ele. 








sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Fotos de foliões fantasiados na segunda-feira de carnaval em Bom Jardim - Parte 4


Aberto concurso público para Duas Barras

Prefeitura de Duas Barras lança edital para processo seletivo. 
Vagas temporárias com salários de R$ 678,00 até R$ 1.155,40.

A Prefeitura de Duas Barras publicou na imprensa oficial dos municípios edital de processo seletivo para a contratação temporária de pessoal especializado com disponibilidade para atuar na Secretaria Municipal de Educação. O certame está oferecendo 63 vagas de nível médio/técnico e superior.

Os vencimentos podem chegar a R$ 1.155,40. A carga horária varia de 20, 22 e 40 horas semanais. Das vagas oferecidas, 5%  estão reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Cargos - Professor (Braille e Libras), Fonoaudiólogo, Psicólogo, Técnico em Informática e Nutricionista.

Inscrição - Os interessados deverão se inscrever até o dia 18 de fevereiro de 2013, das 9h às 17h horas na Secretaria Municipal de Educação, situada na Avenida Getúlio Vargas, nº 97, Centro, Duas Barras/RJ. Taxa de inscrição gratuita.

Deverão ser apresentados os seguintes documentos no ato da inscrição:

- Original e fotocópia do Título de Eleitor (para brasileiros natos ou naturalizados);
- Original e fotocópia da Cédula de Identidade;
- Prova de quitação com a justiça eleitoral; e, quando couber, com o serviço militar (para brasileiros natos ou naturalizados);
- Original e Fotocópia do CPF;
- Três vias do curriculum vitae ou Plataforma Lattes abrangendo títulos acadêmicos, atividades didáticas, atividades científicas, profissionais e/ou artísticas, sendo apenas uma via acompanhada dos documentos comprobatórios.

Prova - A seleção será constituída de análise de títulos e currículos.

A validade do processo seletivo será de 1 ano, prorrogável por igual período.

Veja o Edital completo clicando aqui.

Blog do Jornal Mais Bom Jardim "esqueceu-se" de publicar a origem de imagens

O blog do Jornal Mais Bom Jardim, sob os cuidados de Julio Cesar de Carvalho, "esqueceu-se" de informar que as imagens publicadas na matéria "Bloco dos Malas volta a trazer a irreverência para o Carnaval de Bom Jardim" foram copiadas do Portal Bom Jardim.

As imagens (que reproduzimos a seguir) foram copiadas do vídeo publicado na TV Portal Bom Jardim. O blog do Jornal Mais Bom Jardim referiu-a elas como "algumas fotos do Bloco dos Malas capturadas na internet".

Atualização (em 17/02/2013, às 22h) - O blog do Jornal Mais Bom Jardim reconheceu a falha e se desculpou. Desculpas aceitas, colega Julio Cesar.



Fotos de foliões fantasiados "fazem bombar" o Portal Bom Jardim

Com a publicação do primeiro álbum de fotos dos foliões  fantasiados, da segunda-feira de carnaval em Bom Jardim, as estatísticas de acesso ao Portal Bom Jardim foram para as alturas: 623 acessos em um único dia!

Você que ainda não viu, acesse os três álbuns (basta clicar em "Continuar lendo" logo abaixo de cada um dos três títulos referentes aos fantasiados na segunda-feira de carnaval) e divirta-se com a irreverência e criatividade dos foliões neste carnaval 2013. Ou, se preferir, escolha o álbum aqui:
Álbum 1
Álbum 2
Álbum 3
Álbum 4

Para assistir aos vídeos de desfiles de alguns dos blocos, acesse a TV Portal Bom Jardim. Ou, se preferir, escolha o vídeo aqui:
Desfile do Bloco Bafo de Bode
Desfile do Bloco das Malas

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Novo vídeo do Bafo de Bode

Alguns internautas tiveram dificuldade para assistir ao vídeo com o desfile do Bloco Bafo de Bode. O vídeo foi publicado com qualidade  total, o que dificulta o acesso se a internet não for rápida o suficiente. Para resolver esse problema e evitar que se repita com outros vídeos,a TV Portal Bom Jardim está produzindo novo vídeo, com resolução um pouco mais baixa. Será usada a mesma resolução que foi aplicada ao desfile do Bloco das Malas (360p). Caso alguém já tenha criado um link para o vídeo antigo, terá que atualizá-lo, pois o link antigo deixará de funcionar.

Desfile do Bloco das Malas - Carnaval 2013

Assista na TV Portal Bom Jardim (clique aqui ao vídeo do desfile do Bloco das Malas neste carnaval 2013.

O desfile aconteceu na noite de segunda-feira (11/fev), a partir das 21h30min.

O Bloco das Malas lembrou das vítimas da boate de Santa Maria

O bloco do Alto de São José parou seu desfile para homenagear as vítimas do incêndio numa boate na cidade de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul. Assista ao vídeo na TV Portal Bom Jardim clicando aqui.

Fotos de foliões fantasiados na segunda-feira de carnaval em Bom Jardim - Parte 2



sábado, 9 de fevereiro de 2013

Desfile do bloco Bafo de Bode - Carnaval 2013

Assista na TV Portal Bom Jardim (clique aqui)  ao vídeo do desfile do Bloco Bafo de Bode neste carnaval 2013.

O desfile aconteceu na noite de sexta-feira (8/fev), a partir das 21h30min.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Notícias curtas sobre secretarias municipais e controle de tráfego

1) A Secretaria Municipal de Educação está funcionando provisoriamente no segundo pavimento da Casa da Cultura Mário Machado Nicoliello. Após reforma, essa Secretaria e a Secretaria Municipal de Trânsito serão instaladas no antigo prédio do Hotel Bom Clima.

2) Os cones e o pessoal que faziam o controle do trânsito perto da ponte no entroncamento entre a RJ-116  e a RJ-146, no bairro Bem-te-vi Amarelo, não estão mais em atividade. Cuidado redobrado é recomendado aos motoristas ao passarem por lá.

Portal Bom Jardim não transmitirá ao vivo o carnaval de Bom Jardim

Sem apoio e sem patrocínio, o Portal Bom Jardim não poderá inaugurar neste carnaval 2013 sua Web TV. Em momento oportuno, caso se concretize apoio nesse sentido, nossa cidade poderá contar com transmissão ao vivo, via internet, de algum evento, noticiário ou outro tipo de programação.

Todo o "know-how" e equipamento para esse tipo de evento já está disponível, faltando apenas recursos financeiros para contratar pessoal e acesso dedicado à internet.

É claro que, não havendo o indispensável aporte de recursos, o próprio Portal Bom Jardim será desativado dentro de pouco tempo.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Proprietários de motos devem pagar seguro obrigatório em separado

Junto com proprietários de vans, ônibus e micro-ônibus, os proprietários de motocicletas agora pagam o seguro DPVAT separado do IPVA.

A Secretaria de Estado de Fazenda, do Ministério da Fazenda, informa que, em função da Resolução nº 266, de 13 de dezembro de 2012, publicada em 14 de dezembro de 2012 (pelo Conselho Nacional de Seguros Privados), a emissão do boleto para pagamento do seguro obrigatório para motos, vans, ônibus e micro-ônibus passou a ser feita pela Seguradora Líder.

Em 2012, o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, mais conhecido como DPVAT, já não era dos mais baratos para motociclistas. Mas este ano será ainda mais caro.

O valor cobrado era de R$ 279,27 em 2012 e sofreu um reajuste de aproximadamente 5%, Agora em 2013, vai custar R$ 292,01. Com este valor, o imposto para a categoria será o segundo maior entre carros, ônibus, micro-ônibus e caminhões. Veja:

DPVAT                   2012             2013               %
Carros                R$ 101,00      R$ 105,65        4,44
Ônibus               R$ 396,49      R$ 396,49        0,00
Micro-ônibus     R$ 247,42      R$ 247,42        0,00
Motos                 R$ 279,27      R$ 292,01        4,56
Caminhões        R$ 105,68      R$ 110,38         4,45

A taxa do DPVAT é utilizada como um fundo para o pagamento de indenização a vítimas de acidentes de trânsito, ou seja: quem deixa de pagar o seguro obrigatório não pode licenciar o veículo e sem o licenciamento o veículo pode ser apreendido.

A única notícia "boa" é que o valor poderá ser parcelado. A novidade beneficia proprietários de veículos que pagam mais pelo Seguro DPVAT: motos, vans, ônibus e micro-ônibus. Cerca de 20 milhões de veículos destas categorias serão atingidos pela medida, com exceção dos que estão licenciando pela primeira vez (0 km). Para esses, assim como para o pagamento de exercícios em atraso, será válido apenas o pagamento à vista. 

A opção de parcelar o DPVAT é facultativa e prevê a quitação de três parcelas iguais, mensais e consecutivas. Em função da mudança, um site especial foi criado para informar sobre o pagamento 2013. Clique no botão abaixo e confira.

Carnaval Bom Jardim 2013: pequenas mudanças na programação oficial


 Uma alteração na ordem de apresentação de duas bandas (a Banda Nitro se apresentará na sexta-feira e a Banda Domínio Público no domingo) e o acréscimo de apresentações das bandas carnavalescas (nos fins-de-tarde, apresentando tradicionais marchinhas de carnaval,  Banda Veneno e Banda Sensação) são as modificações da programação oficial do carnaval 2013 em Bom Jardim.

A programação completa é a seguinte:

Sexta, 8 de fevereiro:
15h - matinê - "Carnaval do faz-de-conta" no Galpão Cultural
21h30min - Bloco Bafo de Bode 
00h - Banda Nitro

Sábado, 9 de fevereiro:
21h30min -  Bloco Empurra que pega
22h30min - Bloco da Cachaça
00h - Banda Quatro Estações

Domingo, 10 de fevereiro:
21h30min -  Bloco Tricolor
22h30min -  Bloco Jegue Elétrico
00h - Banda Domínio Público

Segunda, 11 de fevereiro:
21h - Bloco das Malas
22h30min -  Bloco do Veloso
00h - Banda Status

Terça, 12 de fevereiro:
18h -  Bloco Jeguinho Elétrico
22h30min -  Bloco Vermelho e Preto 
00h - Banda Los Gringos.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Faleceu o proprietário do jornal A Voz da Serra, Laércio Ventura

"Poucos sabem como é difícil a tarefa de manter um jornal durante um grande período. E de quanta força, persistência e ideal são necessárias, tanto de seu diretor como de toda equipe para que o jornal permaneça circulando, inclusive em tempos de dificuldades. Além de nutrir uma grande simpatia pelo senhor Laércio Ventura, sempre o admirei também por conseguir manter, com grande diplomacia e ciência, um jornal em uma cidade de interior. A missão do diário "A Voz da Serra" tem sido uma missão de reportar os fatos municipais, missão esta que tem sido cumprida com brilhantismo nos seus cinquenta e tantos heróicos anos. O papel de seu Laércio Ventura foi fundamental nesta trajetória, seja como pessoa querida, seja como guerreiro e exemplar profissional de imprensa que foi. Felizmente, conseguí dizer a ele o quanto o admirava e encontrando-o na rua, pude chamá-lo de "mestre" na profissão que também escolhí. Vai com Deus seu Laércio. Parabéns pela sua trajetória. E vida longa ao Jornal "A Voz da Serra". Um grande abraço do Dib Curi."

Fazemos nossas as palavras do jornalista Dib Curi (diretor do jornal Século XXI). Não tivemos a honra de conhecer pessoalmente o jornalista Laércio, mas a qualidade do jornal (que dirigia desde a morte de seu pai na década de 1970) falava por ele.  No dia 7 de abril o jornal completará 68 anos.

Laércio Ventura morreu nesta madrugada. Estava internado desde sexta-feira, 1 de fevereiro, e faleceu durante procedimento médico. O velório acontece na Câmara dos Vereadores e sepultamento será realizado hoje, às 17h, no cemitério Luterano de Nova Friburgo.

Nossos respeitos aos familiares e amigos da família Ventura e do jornal A Voz da Serra.


                                    Marlon A. Rodrigues da Silva, do Portal Bom Jardim.


Programação do carnaval 2013 em Santo Antônio

A localidade de Santo Antônio, no distrito de Barra Alegre , promete um carnaval bem animado. Veja a programação:


sábado, 2 de fevereiro de 2013

Tubulação de água da CEDAE se rompe e inunda casa


A tubulação rompida...
Localizada ao longo do escadão que liga o bairro Maravilha ao bairro dos Alves, a tubulação se rompeu na noite de 1º de fevereiro

O escadão liga a rua Humberto Neves, no bairro Maravilha, ao bairro dos Alves. A tubulação se rompeu por volta das 22h30min da noite de sexta-feira,  fevereiro. Uma das casas próximas à base da escadaria foi invadida pelas águas.

... ao lado do escadão...
A tubulação de água se rompeu parcialmente e muita água começou a jorrar. Algum tempo depois houve uma ruptura completa do tubo, que verteu um verdadeiro rio ao lado da escadaria. Muita lama foi carregada pela água e a rua Humberto Neves foi invadida pelo lamaçal e pela torrente líquida. A lama foi se acumulando e elevando o nível da água ao longo da rua, até que entrou numa residência.

O relato a seguir se baseia em texto postado numa rede social da internet pelo jovem Pedro Junior, acompanhado de grande número de fotografias que ilustram os fatos narrados.

... despeja água e lama na rua Humberto Neves.
Moradores da casa invadida pela água solicitaram primeiro ajuda ao corpo de Bombeiros, que inicialmente não teria atendido ao chamado (feito por volta das 22h50min), comparecendo apenas por volta da meia noite para avaliar a situação no local.

A CEDAE foi acionada mas, segundo os moradores, nada fizeram de imediato.

Uma guarnição da Polícia Militar deu apoio à família e orientou nas providências que deveriam ser tomadas pelas vítimas, além de terem tentado contato com a Defesa Civil, que só teria chegado na manhã seguinte, por volta das 10h (quase 12 horas depois do ocorrido). 

Seguindo rua abaixo, ...
Além de muita lama, a água danificou móveis na casa inundada. 

Indignados com a falta de providências, moradores protestaram fechando a rua com galhos. Pouco tempo depois teriam chegado não só a Defesa Civil, tratores e trabalhadores, mas o próprio prefeito Paulo Barros. A lama da rua foi retirada.

Moradores reclamam ainda que em nenhum momento a CEDAE avaliou os estragos causados na residência.
... água e lama entram pela garagem da casa.


Com tábuas a família tenta impedir a continuidade da entrada de água.
No dia seguinte, a rua enlameada é fechada por moradores que exigem providências.


A Defesa Civil chegou algum tempo depois,...
... assim como o prefeito Paulo Barros ...
... trabalhadores e máquinas.
Buraco deixado pela água à direita do escadão ...
... e à sua esquerda.




Celulares do estado do Rio de Janeiro terão nono dígito



Usuários terão números alterados a partir de 27 de outubro

Depois de SP, outras cidades do estado, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo terão nono dígito
(Ramin Talaie/Getty Images)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta quinta-feira que os celulares das áreas de registro do Estado de São Paulo terão o nono dígito a partir de 25 de agosto de 2013. O aviso publicado no Diário Oficial da União informa também que, no dia 27 de outubro, o nono dígito será incluído nos celulares das áreas 21, 22 e 24 (Estado do Rio de Janeiro) e em áreas do Estado do Espírito Santo.

Com a mudança, o dígito 9 será acrescentado à esquerda dos atuais números de celular, que passarão a ter o seguinte formato: 9xxxx-xxxx, como ocorre na cidade de São Paulo. A agência destaca que, no momento da discagem, o nono dígito deverá ser incluído por todos os usuários de telefone fixo e móvel que ligarem para celulares dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, independentemente do local de origem da chamada.

O comunicado destaca que haverá um período de transição na inclusão do nono dígito, em que as ligações feitas com oito números ainda serão completadas, para adaptação das redes e dos usuários. Gradualmente ocorrerão interceptações das chamadas e os usuários serão orientados sobre a nova forma de discagem. Depois desse período, as chamadas feitas com oito dígitos não serão mais completadas.

A Anatel ressalta que a medida padroniza o plano de numeração da telefonia celular em todo o Brasil e amplia os recursos de numeração em cada área, aumentando de 37 milhões para 90 milhões de números. Conforme cronograma da Agência, a implementação do nono dígito nos celulares de todo o País será concluída em 2016.

(com Estadão Conteúdo)

Córrego Floresta, no centro de Bom Jardim, cheio de novo

Córrego Floresta por volta da meia-noite.
Foto: Silva Thiago
Em Banquete as sirenes de alerta tocaram, pois o rio Grande quase transbordou.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

"Big Brother" de veículos será implantado até 2014

Monitoramento de Veículos 2013

SINIAV começa monitoramento a partir de janeiro
O ano de 2013 vai começar diferente para uma parte dos motoristas brasileiros. Pelo menos inicialmente para quem vai pegar um carro novo. O SINIAV – um tipo de SIVAM para carros – vai entrar em operação em todo o país, começando obrigatoriamente pelos carros novos. Todos – sem exceção – terão que sair de fábrica com o chip de rastreamento. Não se trata daquele rastreador que o proprietário pode ou não ativar no momento da compra.

O chip do SINIAV estará sempre ativo e identificando o veículo em qualquer ponto do território nacional, seja em estradas ou vias urbanas. O dispositivo vai custar R$ 5,00 e será cobrado do proprietário na hora de licenciar. Ele vai permitir que os órgãos de trânsito fiscalizem a frota nacional, a fim de evitar roubo/furto de veículos/cargas, controlar tráfego, restringir acesso em zonas urbanas, fiscalizar velocidade média, aplicar multas, localizar veículos roubados, enfim, uma série de funções agregadas.

O sistema vai utilizar uma série de antenas fixas ou móveis para fiscalizar a frota. Além disso, os carros usados também deverão ser equipados com o chip até julho de 2014. Os estados vão programar as instalações individualmente.

O serviço deve ser feito no momento do licenciamento. Quem não portar o chip terá de pagar multa de R$ 127,69, além de ter cinco pontos na CNH e ter o veículo retido.
PS: Faltou avisar que se o tempo gasto entre duas antenas for menor que o estipulado, conforme as placas de velocidade, ou seja, andou acima do limite, portanto gastou menos tempo entre as antenas, vai ser multado por excesso de velocidade também!!!

Fonte: Siniav
Monitoramento de Veículos 2013.

SINIAV começa monitoramento a partir de janeiro.


O ano de 2013 vai começar diferente para uma parte dos motoristas brasileiros. Pelo menos inicialmente para quem vai pegar um carro novo. O SINIAV – um tipo de SIVAM para carros – vai entrar em operação em todo o país, começando obrigatoriamente pelos carros novos. Todos – sem exceção – terão que sair de fábrica com o chip de rastreamento. Não se trata daquele rastreador que o proprietário pode ou não ativar no momento da compra.

O chip do SINIAV estará sempre ativo e identificando o veículo em qualquer ponto do território nacional, seja em estradas ou vias urbanas. O dispositivo vai custar R$ 5,00 e será cobrado do proprietário na hora de licenciar. Ele vai permitir que os órgãos de trânsito fiscalizem a frota nacional, a fim de evitar roubo/furto de veículos/cargas, controlar tráfego, restringir acesso em zonas urbanas, fiscalizar velocidade média, aplicar multas, localizar veículos roubados, enfim, uma série de funções agregadas.

O sistema vai utilizar uma série de antenas fixas ou móveis para fiscalizar a frota. Além disso, os carros usados também deverão ser equipados com o chip até julho de 2014. Os estados vão programar as instalações individualmente.

O serviço deve ser feito no momento do licenciamento. Quem não portar o chip terá de pagar multa de R$ 127,69, além de ter cinco pontos na CNH e ter o veículo retido.

Fonte: Siniav

Fica uma dúvida: se o tempo gasto entre duas antenas for menor que o estipulado, conforme as placas de velocidade (ou seja, andou acima do limite, portanto gastou menos tempo entre as antenas), haverá multa por excesso de velocidade também?