Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

sábado, 29 de junho de 2013

Agentes de Defesa Civil iniciam trabalho de prevenção em Bom Jardim



Desde o dia 24 de junho, os Agentes de Defesa Civil (ADC) das Unidades de Proteção Comunitária (UPC) de Bom Jardim iniciaram o trabalho de prevenção nas áreas consideradas de risco no município. Segundo a secretaria de estado de Defesa Civil (SEDEC), órgão responsável pela implementação e manutenção do projeto, inédito no país, o objetivo é ocupar, permanentemente, os locais que apresentam riscos geológico e hidrológico em Bom Jardim, reduzindo as ameaças provocadas pelas chuvas.

O projeto prevê a atuação dos agentes 24 horas por dia, recebendo alertas de risco, realizando treinamentos com moradores e, nos casos de enchentes ou desabamentos, ajudando na evacuação das casas. Já as duas UPCs do município encontram-se em processo de instalação, em São Miguel e Banquete.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Manifestações: antes, durante e depois

Um dos símbolos do grupo Anonymous.
Por Marlon Antônio Rodrigues da Silva
Professor e jornalista

As manifestações que se espalharam pelo país resultaram de muitos fatores que atuaram em conjunto.

Estudiosos de várias áreas de conhecimento ainda estão tentando explicar sua origem. Mas já começaram a surtir efeitos em vários espaços do Poder.

De forma simples, pode-se dizer que o acesso de grande contingente de jovens estudantes à internet, em especial às redes sociais (Orkut, Twitter e Facebook, principalmente) foi o depósito de combustíveis que explodiu na forma de protestos  pelo Brasil. O compartilhamento de informações e críticas ao (des)governo resultou em uma visão mais crítica de temas como corrupção, impunidade, má gestão dos recursos públicos, excesso de tributos e truculência policial (notadamente nas regiões mais pobres das grandes cidades), além do alto custo de tarifas de transporte coletivo urbano.

A gota d'água não foi o Movimento Passe Livre (MPL) em si, ocorrido na cidade de São Paulo. A gota d'água foi a repressão violenta feita aos estudantes que, pacificamente, exerciam seu direito constitucional de manifestação e reivindicação. Cada internauta (estudantes principalmente) sentiu como se aquela agressão gratuita e desmesurada fosse contra si mesmo. E por que isso?

Máscara do personagem principal em "V"de Vingança.
Muitos desses internautas se identificam e admiram um grupo surgido nos Estados Unidos intitulado "Anonymous". Eram hackers principiantes que se divertiam na internet fazendo brincadeiras ("trolando") outros internautas e publicando essas brincadeiras em páginas específicas. Nessas páginas eram compartilhadas, além das "trolagens", grande variedade de arquivos. Era um espaço totalmente livre para compartilhamento de informações as mais diversas. Seus usuários tinham perfis anônimos e acabaram percebendo que tinham muitas afinidades.

Em dado momento, uma das brincadeiras, usando programa criado por hackers de fato, resultou em problemas com um grupo adversário pertencente a uma seita (Cientologia). Esse outro grupo recorreu aos tribunais, alegando prejuízos causados no seu site. Os tribunais condenaram alguns dos anônimos a penas graves, como se fossem criminosos. A partir daí se travou verdadeira batalha virtual entre os demais anônimos (auxiliados por hackers) e os cientologistas. Convocações foram feitas pela internet  e todas as sedes dos cientologistas espalhadas pelo mundo tiveram protestos na frente de suas portas. Foi o início "oficial" do grupo Anonymous.
Capa do DVD do filme
inspira os Anonymous.

O símbolo que representa os Anonymous é uma máscara usada por personagem do filme "V" de Vingança ( "V" for Vendetta). O filme se baseia numa série de romances gráficos (histórias em quadrinhos) escrita por Alan Moore e em grande parte desenhada por David Lloyd. A história se passa em um distópico futuro de 1997 no Reino Unido, em que um misterioso revolucionário tenta destruir o Estado através de ações diretas. O personagem usa uma máscara para agir anonimamente.

Por conta dessas características (anonimato, trabalho em grupo e luta contra o poder corrupto dominante) o grupo Anonymous arrebanhou para a internet enorme número de simpatizantes, notadamente jovens idealistas.

Boa parte desses jovens sentiu como se fosse na própria pele as agressões ocorridas em São Paulo contra os manifestantes pelo Movimento Passe Livre. Daí ao compartilhamento em massa de uma convocação para dar o troco ao governo foi um pulo. E quanto mais gente compartilhava informações a respeito ou participava dos movimentos (publicando fotografias, vídeos e opiniões), mais pessoas se indignavam e se motivavam a também participar. Nem mesmo os vândalos infiltrados, as simulações de agressões a veículos ou ao patrimônio público, ou as armadilhas para provocar reações violentas dos manifestantes surtiram o efeito que as autoridades corruptas desejavam. Também é certo que vândalos e bandidos de todo tipo se aproveitaram de manifestações para depredarem patrimônios públicos e privados; agredirem policiais; e praticarem agressões, arrombamentos, roubos, furtos e arrastões.

Manifestações, geralmente na forma de passeatas, se espalharam por quase todas as capitais e pelas principais cidades do país, contagiando também cidadãos de cidades menores. A imensa maioria, pacíficas. Também a ação policial pode ser generalizada: geralmente truculenta, ineficiente, desproporcional (tanto por ser agressiva demais, quanto por ser omissa demais).

A reação do governo ao perceber que a situação poderia fugir do controle (uma possível guerra civil) foi ridícula.

A presidente Dilma foi à TV anunciar 5 "pactos", dentre os quais uma Assembleia Constituinte Específica, um dos itens da chamada Reforma Política, que foi rechaçada por completo dois dias depois. Outro tópico desse item do "pacto" seria a inclusão da corrupção no rol dos crimes hediondos, reivindicado em muitas manifestações. Tal medida é igualmente ineficaz, pois dificilmente atingirá o alvo desejado pelos manifestantes: os políticos (poderes Executivo e Legislativo principalmente).

Outra proposta referiu-se ao uso de recursos advindos da exploração do petróleo no Rio de Janeiro para a Educação. Tais recursos só estarão disponíveis dentro de 10 anos, aproximadamente, o que a torna completamente inútil neste momento de comoção nacional.

Igualmente inócua é a proposta de responsabilidade fiscal - garantir a estabilidade da economia e o controle da inflação. Apenas um discurso vazio, sem qualquer ação ou providência imediata. Popularmente falando: conversa fiada.

No que concerne à saúde, Dilma "pactuou" (de onde será que tiraram essa ideia de pacto?) em acelerar investimentos já contratados em hospitais, UPAs e Unidades Básicas de Saúde (CONVERSA FIADA);
contratar médicos estrangeiros somente se não houver profissionais em número suficiente para trabalhar em áreas remotas ou pobres (médicos estrangeiros dificilmente entenderão português, e se entenderem, jamais entenderão as expressões populares usadas nas regiões remotas onde trabalhariam - sem contar a questão da validação dos diplomas, cuja falta já é criticada pela classe médica; a questão dos exames, visto que atualmente já há uma demora inadmissível; e do fornecimento de medicamentos e tratamentos, também indisponíveis para a maioria dos casos mais complexos). Enfim, CONVERSA FIADA. Também foram citadas pela presidente, sem qualquer detalhamento, medidas para dar melhores condições dos ambientes de trabalho (CONVERSA FIADA) e ampliação de vagas de graduação (CONVERSA FIADA).

A respeito do estopim das manifestações - a mobilidade urbana e o preço dos transportes, Dilma "pactuou" (que termo pedante!) um salto de qualidade no transporte público nas grandes cidades - mais metrôs, VLTs e corredores de ônibus (CONVERSA FIADA).  O governo afirma que desonerou impostos, o que teria reduzido as tarifas de ônibus em 7,23% e 13,75% em tarifas dos metrôs e dos trens (CONVERSA FIADA). A presidente afirmou que as tarifas de metrôs e trens estão congelados desde 2003.  O governo desonerou o IPI para compras de ônibus (OS DONOS DAS EMPRESAS DEVEM ADORAR, POIS NÃO REPASSAM O DESCONTO PARA OS PREÇOS DAS PASSAGENS); está querendo desonerar o PINS-COFINS sobre óleo diesel e energia elétrica de metrôs e trens (OS DONOS DAS EMPRESAS ADORARÃO TAMBÉM!).  Outra medida anunciada é a suposta destinação de 50 bilhões de reais em obras de mobilidade urbana (CONVERSA FIADA). A última medida por Dilma nesse quesito foi dar maior transparência e controle social no cálculo das tarifas de ônibus - criação de conselhos (CONVERSA FIADA).

Diante de tanta conversa fiada, pode-se até considerar que o Poder Legislativo Federal foi mais eficiente. Em pouco mais de duas horas de discussão, o Plenário do Senado aprovou, em votação simbólica, o projeto que inclui a corrupção ativa e passiva no rol de crimes hediondos. De autoria do senador Pedro Taques (PDT-MT), a proposta faz parte da agenda legislativa elaborada para atender o que os senadores chamaram de "clamor das ruas", em referência às manifestações realizadas no país desde o início do mês.

Para se ter uma ideia de como a pressão popular foi importante, o projeto (PLS 204/2011) estava engavetado desde 2011. Além disso, outras propostas semelhantes haviam sido sumariamente recusadas pela Comissão de Constituição e Justiça. O relator, senador Alvaro Dias (PSDB-PR) fez algumas mudanças no texto, dentre as quais uma emenda do senador José Sarney (PMDB-AP) para também tornar o homicídio simples crime hediondo. Essa emenda não foi reivindicada nos protestos, certamente colocada pelo Sarney apenas para aparecer na mídia. A matéria segue agora para a Câmara dos Deputados.

Até o sempre inerte, ineficiente e moroso Poder Judiciário tentou mostrar serviço. O Supremo Tribunal Federal determinou a prisão imediata de um deputado federal condenado em 2010 por corrupção, sendo o primeiro deputado federal em exercício preso desde a promulgação da nova Constituição (1988).

Apesar de menos intensas e em menor número, ainda hoje há diversas manifestações ocorrendo pelo Brasil e se fala numa greve geral no primeiro dia de julho ou ao longo do mês.

Bom Jardim, 28 de junho de 2013.

Ginásio Poliesportivo de São Miguel volta à atividade

A Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer (STECLA) comunica: 

Para agendar jogos e atividades esportivas no Ginásio Poliesportivo Edgar Erthal (São Miguel) fale com o Coordenador de Esportes - Jouber Alves - pelo telefone da Casa da Cultura : 2566-3032.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Festa Junina no Colégio João Brasil, em São José

Na sexta-feira, 28 de junho, a partir das 17h.


Pré-cadastro para vagas do transporte universitário

A Prefeitura de Bom Jardim, através das Secretarias de Educação, Governo e Promoção Social, informa que realizará um pré-cadastro para análise do preenchimento das vagas para os estudantes universitários, de cursos profissionalizantes e de pré-vestibular no município de Nova Friburgo.

Os interessados deverão comparecer na sede da Secretaria de Promoção e Assistência Social nos dias 02, 03, 04, 09, 10 e 11 de julho, das 9h às 17h, para o preenchimento do questionário socioeconômico. 
Atenção


A falta de qualquer um dos documentos acarretará a eliminação do candidato do processo de avaliação.
É necessário que os documentos sejam enviados juntos com o questionário.
As informações prestadas no Questionário Sócio Econômico são da inteira responsabilidade dos candidatos, dispondo o Município do direito de excluir do processo de avaliação, aquele que o preencher com dados incorretos ou incompletos, bem como se constatado, posteriormente, que os mesmos são inverídicos.

RELAÇÃO DOS DOCUMENTOS

Cópia do Plano de Estudo 2ºSemestre /2013 em papel timbrado

1) Composição familiar:
Cópia da Identidade ( Registro Geral -RG ) ( todos os membros maiores de 18 anos )
Cópia do Cadastro de pessoa física ( CPF ) ( todos os membros maiores de 18 anos )
Cópia do Titulo de eleitor ( todos os membros maiores de 18 anos )
Certidão de nascimento ( todos os membros menores de 18 anos )
Comprovante de Residência atual ( 06/2013 )

2) Identificação Social :
Cópia do cartão cidadão contendo numero de identificação social ( NIS )
( Somente para aqueles que possuírem )

3) Renda Familiar :
Cópia do contra cheque de todos os trabalhadores formais que fazem parte da composição familiar.
Cópia atualizada da carteira de trabalho ( CTSP ) de todos os trabalhadores formais e informais que fazem parte da composição familiar.
Cópia do contra cheque de todos os aposentados que fazem parte da composição familiar.
Cópia da declaração ou isenção do imposto de renda 2012
Declaração de próprio punho dos trabalhadores autônomos que fazem parte da composição familiar.

4) Despesas :
Cópia da conta de energia correspondente ao mês 06/2013
Cópia da conta de telefone correspondente ao mês 06/2013
Cópia da conta de água correspondente ao mês 06/2013
Outras despesas correspondente ao mês 06/2013

5) Documentação do imóvel :
Se o imóvel for próprio ( Cópia da escritura )
Se o imóvel for alugado ( Cópia do contrato de locação contendo o valor do aluguel ou recebido correspondente ao mês 06/2013
Se o imóvel cedido ( Declaração de próprio punho escrita pelo cedente )

Fonte: ASCOM da PMBJ

Terceira "Roda de Choro" em Bom Jardim

Neste domingo, 30/6, a partir das 10h30min, ao lado da banca de jornais, no centro da cidade.


quarta-feira, 26 de junho de 2013

Como resultado das manifestações, decreto estadual reduz preços de passagens

O Decreto Nº 44.266, de 21 de junho, publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (24),
determinou que, a partir da zero hora de quarta-feira (26), os valores das tarifas intermunicipais retornem ao valor estabelecido na Portaria Detro/Pres Nº 1101 de 20/12/2012.

Nas linhas da Auto Viação 1001, o preço caiu de R$ 38,44 para R$ 36,55 (ônibus com ar condicionado) que faz o trajeto Nova Friburgo-Rio de Janeiro; R$ 4,10 para R$ 3,90 (ônibus urbano) Nova Friburgo-Bom Jardim; e de Nova Friburgo para Cachoeira de Macacu caiu de R$ 6,30 para R$ 6,00.

Fórum de gestores públicos de cultura se reuniu em Carmo

Bom Jardim se fez representar por meio do secretário de Cultura, Déscio Frerie, e pela Coordenadora de Cultura, Joanna Helena.

Nesta segunda-feira, dia 24 de junho, reuniu-se no município de Carmo o Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura, um movimento que reúne secretários e gestores públicos de cultura dos quinze municípios da Região Serrano do Rio. 

O encontro acontece uma vez por mês e é itinerante. 

Entre os assuntos tratados, destaque para o anúncio do adiamento do prazo final para a realização das etapas municipais da Conferência Nacional de Cultura (feito pelo representante do MinC Reginaldo Magalhães), propostas de integração e circulação artística na região, a reformulação do blog do Fórum e criação de grupo no facebook para dinamizar a comunicação. O próximo encontro será em Cordeiro, no dia 29 de julho.

Promoção Social está fazendo recadastramento do aluguel social

A Secretaria de Promoção e Assistência Social - SMPAS informa que está realizando o RECADASTRAMENTO DO ALUGUEL SOCIAL das famílias que estão recebendo o benefício. 
O recadastramento será feito de 24/06/2013 à 19/07/2013, das 9 às 16 horas, na sede da Secretaria, que fica na parte superior do prédio da antiga estação de trem, em frente a Caixa Econômica Federal.

É necessário trazer os seguintes documentos: Identidade, CPF, Titulo de Eleitor, Carteira de Trabalho, Comprovante de Residência.

Protesto contra a concessão da RJ-116 já está sendo organizado

Está marcado para o dia 1° de julho, às 19h (os organizadores mudaram para as 18h), na rodoviária de Bom Jardim, um protesto contra a
Imagem da página que está organizando
o protesto em uma rede social.
concessão da rodovia RJ-116.

Os usuários reclamam de:

1) tarifa com preço muito elevado; 
2) praças de pedágio muito próximas;
3) serviços de reboque muito demorados; 
4) pavimentação cheia de imperfeições (depressões, remendos, buracos, desnivelamentos); 
5) falta de acostamento em muitos trechos;
6) descumprimento de cláusula contratual que exige a construção da chamada "Rodovia do Contorno" em Nova Friburgo; 
7) recusa da empresa concessionária em realizar os trabalhos de reconstrução de trechos da rodovia e pontes destruídos pelo evento climático de 11 de janeiro de 2011; 
8) cobrança de pedágio feita nos dois sentidos da rodovia; 
9) tentativa de cobrança de pedágio de motocicletas;
10) inexistência de rodovia alternativa, o que constitui restrição ao direito Constitucional de ir e vir;
11) falta de sinalização e faixa para pedestres na ponte entre o Jardim Ornellas (Varginha) e o Bem-te-vi Amarelo;
12) correções na sinalização e criação de local adequado para o acesso  à RJ-146 para os motoristas vindos de Bom Jardim.

Encontro lítero-musical no Galpão Cultural

Na agenda das "QUINTAS POÉTICAS" , mais uma parceria SESC - Rio e STECLA:

"AMIGOS DO VINICIUS"

Homenagem ao escritor Vinicius de Moraes pontuando a obra e os momentos hilários de sua inquietante trajetória.

27 de junho (quinta), às 19h30min.

Galpão Cultural Profª Margaret de Jesus, em Bom Jardim

Livre e gratuito

Com João Lassarotte, Marisa Maia e Yvson Rodrigues.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Três caçadores são presos em Barra Alegre

A Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (CICCA), órgão da Secretaria de
Grupo familiar de macacos muriqui.
Estado do Ambiente (SEA) prendeu, no último sábado, três caçadores que agiam em área verde em Barra Alegre, distrito do Município de Bom Jardim, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Agentes já vinham monitorando caça ilegal de animais silvestres na área de Mata Atlântica.

A importante fração de Mata Atlântica onde os caçadores atuavam faz parte do corredor da biodiversidade que liga o Parque Estadual dos Três Picos ao Parque Estadual do Desengano – região onde estão presentes espécimes do primata Muriqui, candidato a mascote das Olimpíadas do Rio.

Fonte: O Fluminense

Mais detalhes:

Os caçadores clandestinos foram presos às 16h de sexta-feira, 21, em Cabeceira da Boa Vista. A polícia chegou até o local, após uma denúncia anônima.

Com Osmar Paulo de Oliveira, de 46 anos; Jurandir Adão de Oliveira, de 22 anos e Antônio Ricardo Frez, de 40 anos, a polícia encontrou três espingardas calibre 32, 49 munições, três cartucheiras e dois canivetes. Os acusados estavam em um acampamento de difícil acesso, no meio da mata.

A ação reuniu mais de 20 agentes em conjunto com a Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais, a Polícia Florestal, o Instituto Estadual do Ambiente e equipes de Guarda Parques.

Foram dois meses de investigações. Policiais disfarçados passaram a noite na mata para dar o flagrante nos caçadores. De acordo com a Polícia Florestal, o espaço era usado há mais de um ano.

O acampamento foi destruído para evitar uma nova ocupação.

Os três presos foram levados para a delegacia de Nova Friburgo e vão responder pelos crimes de caça a animais silvestres e porte ilegal de armas. A pena pode chegar a quatro anos de prisão.

Fonte: Nova Friburgo AM

sábado, 22 de junho de 2013

Protestos em Bom Jardim - Parte 7


Protestos em Bom Jardim - Parte 6


Protestos em Bom Jardim - Parte 5


Protestos em Bom Jardim - Parte 4


Protestos em Bom Jardim - Parte 3


Protestos em Bom Jardim - Parte 2


Protestos em Bom Jardim - Parte 1

Depois de terminada a manifestação, vândalos tentam incendiar ponte do Maravilha

Foto: Camila Faria
Após a manifestação pacifica, alguns vândalos tentaram colocar fogo na ponte do maravilha com pneus. Mas com certeza essas pessoas não dependem dessa ponte diariamente, pois, "ruim com ela, pior sem ela". 
Depoimento de Camila Faria, numa rede social da internet.

Manifestação em Bom Jardim acontece sem violência ou vandalismo

Organizado através de redes sociais da internet, o protesto em Bom Jardim teve origem semelhante aos demais espalhados pelo país.


A rodoviária foi o ponto de encontro da passeata, que teve início por volta das 18h de sexta-feira (21). O Portal Bom Jardim estima que cerca de 1.200 pessoas participaram do evento democrático. A polícia militar fala em 600 pessoas.

Faixas, cartazes e palavras de ordem protestavam e reivindicavam sobre temas diversos, municipais, estaduais e federais, tendo como foco a corrupção e a falta de serviços públicos de qualidade. Pessoas de várias faixas etárias, desde crianças de colo até idosos, participaram do movimento social pacífico e ordeiro.

Saindo da rodoviária após cantarem o Hino Nacional Brasileiro, os manifestantes percorreram a Av. Nilo Peçanha em direção ao prédio da prefeitura. Pequeno número de policiais acompanhou a passeata, posicionando-se à frente de alguns prédios durante a passagem dos manifestantes.

A frente da prefeitura teve proteção extra, com guardas municipais. Nas proximidades do prédio público, a passeata fez breve parada e organizadores destacaram que o movimento era pacífico e sem vandalismo.

Em seguida foi dado seguimento ao protesto, que contornou a praça Roberto Silveira, cantando o Hino Nacional novamente, e retornou pela rua Miguel de Carvalho até a praça Cel. Monnerat, em frente da qual também se situa o prédio da Câmara Municipal. 

A Câmara estava protegida por policiais militares. Manifestantes depositaram alguns dos seus cartazes nas janelas, porta e na calçada do prédio.

Continuando os protestos, os manifestantes seguiram a rua Getúlio Vargas até atingirem novamente a rodoviária e de onde entraram na Av. Venâncio Pereira Veloso, indo desembocar na RJ-116. 

Com a chegada dos manifestantes, e com o apoio de dois policiais militares que orientaram motoristas sobre a interdição do trânsito pelos protestos, o grande grupo de pessoas se dirigiu para a ponte que liga os bairros Jardim Ornellas e Bem-te-vi Amarelo. 

Com as duas faixas da pista tomadas pelas pessoas, o trânsito de veículos foi completamente parado no local, impedindo a passagem na direção da RJ-146 e bairro São Miguel. Entretanto, com a concentração dos manifestantes na ponte, o trânsito passou a ser desviado para Barra de Santa Teresa, não ocasionando muitos transtornos para quem seguia no sentido de Banquete ou Nova Friburgo.

Poucos minutos depois a manifestação se dividiu: parte das pessoas permaneceu na ponte e a grande maioria seguiu pela rua principal de São Miguel (rua João Jacinto de Carvalho), passando ao lado da "ponte da amizade" (que une o bairro ao Jardim Ornellas) até atingir a ponte provisória de madeira, que liga o Maravilha à Babaquara. No local foram feitos novos protestos.

Prosseguindo, os manifestantes voltaram à rodoviária, onde cantaram pela última vez o hino nacional e foi encerrada caminhada cívica. Entretanto, o parte do grupo que havia ficado na ponte da RJ-116 ainda estava bloqueando parcialmente o trânsito no local, onde já se formava fila de veículos que atingia o último dos 3 postos de gasolina situados naquela região da cidade. A reportagem do Portal Bom Jardim encerrou seus trabalhos naquele momento (21h) e não registramos o que aconteceu posteriormente.

A cobertura fotográfica será publicada amanhã, aqui, no Portal Bom Jardim.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Manifestações em Nova Friburgo, em 19/06/2013

Assista a vídeos publicados na internet direto aqui, do Portal Bom Jardim (na coluna ao lado), ou na TV Portal Bom Jardim (clique  aqui).

Na nossa página no Facebook (clique aqui), veja fotos exclusivas feitas com câmera amadora por Marlon Rodrigues da Silva, um dos vários bom-jardinenses que participou da passeata em Nova Friburgo.

Já está confirmada para hoje, a partir das 18h, novos protestos em Nova Friburgo.

Em Bom Jardim as manifestações estão sendo divulgadas em redes sociais para a sexta-feira, 21/6, a partir das 17h, na rodoviária.

domingo, 16 de junho de 2013

Acidente deixa motorista ferido na RJ-116, perto de Banquete

Veículo saiu da pista no km 96, em Banquete, neste domingo (16).
Vítima foi encaminhada ao Hospital São Vicente.

Do G1 Região Serrana

Um acidente na madrugada deste domingo (16) deixou um homem ferido em Bom Jardim, Região Serrana do Rio. O caminhão que dirigia saiu da pista no km 96 na RJ-116, na altura do distrito de Banquete, por volta das 5h10. Ele foi atendido pela concessionária que administra a rodovia, Rota 116, e encaminhado ao Hospital São Vicente, no município.

De acordo com a concessionária, o motorista teve ferimentos moderados. Segundo o hospital, Antônio Carlos Silva Teixeira, de 40 anos, está em observação e deve passar pelo setor de ortopedia.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Secretaria Municipal de Obras faz reparos na ponte provisória no Bairro de Fátima

O secretário de Obras, Marcos Frederico, e os vereadores Valadar
Cardoso e Gabriel Garcia acompanhando reparos na ponte sobre o
Ribeirão do Capitão, no bairro de Fátima.  Foto: Gabriel Garcia.
Após reivindicações da comunidade, levadas à Secretaria de Obras pelos vereadores Gabriel e Valadar, e a publicação feita pelo Portal Bom Jardim (em sua página sobre São José do Ribeirão - O Bonde Blog), na manhã de hoje (13/6/2013), servidores municipais fizeram pequenos reparos na ponte provisória sobre o ribeirão do Capitão.

A ponte fica no Bairro de Fátima, no distrito de São José do Ribeirão.

Veja mais detalhes em nossa página exclusiva sobre São José do Ribeirão clicando aqui.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Primeira parcial de vacinação contra poliomielite em bom jardim atinge bom índice

No último sábado (8), a secretaria de Saúde de Bom Jardim promoveu o Dia D de vacinação contra
poliomielite em crianças com idade entre seis meses e cinco anos. Todos os postos de vacinação participaram da campanha que segue até o dia 21 de junho. O vice-prefeito, Joelson Veiga, participou da abertura no Centro de Saúde José Alberto Erthal, às 8h.

Segundo a Coordenação de Imunização, somente no sábado, 62,17% da população-alvo foi vacinado, o que corresponde a 922 crianças. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é imunizar 95%.

Junto à vacinação, que ocorre em todas as unidades de saúde do município, as equipes de cada uma delas estão capturando informações nutricionais através da pesagem e aferição da altura de cada criança com objetivo de atualizar o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde (SISVAN). Segundo a nutricionista da rede, Verônica Goulart, o SISVAN proporciona o acompanhamento da população bom-jardinense, contribuindo para o conhecimento da natureza e magnitude dos problemas de nutrição e assim, permitindo um diagnóstico que conduza a um planejamento para melhoria dos padrões de consumo alimentar.

Fonte: ASCOM da PMBJ

Prefeitura de Bom Jardim aumenta horário de atendimento ao público

Desde o dia 10 de junho, por meio do Dec. 2745/2013, a prefeitura de Bom Jardim estendeu seu
horário de atendimento ao público, que agora tem uma hora a mais para buscar os serviços públicos municipais. Esta medida, segundo o prefeito Paulo Barros, visa melhorar e ampliar o atendimento ao contribuinte, facilitando sua vida e tornando o serviço de mais fácil acesso.

O decreto estabelece que o horário de atendimento nas repartições públicas municipais será de 2ª a 6ª, das 9h às 12h e de 13h as 17h.

Fonte: ASCOM da PMBJ

Conferência Municipal de Assistência Social amanhã em BJ


O Conselho Municipal de Assistência Social, junto com a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, convida a todos para participarem da IX Conferência Municipal de Assistência Social

O evento será realizado no dia 12/06/2013, quarta-feira, no Bom Jardim Maravilha Clube, a partir das 8 horas (credenciamento). Os trabalhos começam às 9h.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Ponte no Bairro de Fátima, em São José: sem solução e sem manutenção

Ponte provisória no Bairro de Fátima, em São José do Ribeirão.
O prédio atrás do carro vermelho ao fundo é da
Escola Municipal Antônio Gomes de Azevedo.
Foto: Marlon Rodrigues da Silva.
Sem reparos adequados por parte da administração municipal e com problemas no processo licitatório do governo do Estado do Rio de Janeiro (para construção de ponte definitiva), a ponte provisória sobre o Ribeirão do Capitão carece de manutenção constante, que não tem sido feita de forma adequada. Escola próxima é um risco a mais.

Veja detalhes em nossa página exclusiva sobre São José do Ribeirão clicando aqui.

domingo, 9 de junho de 2013

Festa em Santo Antônio começa amanhã

FESTA EM LOUVOR A SANTO ANTÔNIO

CÓRREGO DE SANTO ANTÔNIO – BOM JARDIM/RJ 2013

TRÍDUO EM PREPARAÇÃO DA FESTA
10 de Junho - Segunda-Feira - 19h - Tema: JUVENTUDE
11 de Junho - Terça-Feira - 19h - Tema: FAMÍLIA
12 de Junho - Quarta-Feira - 19h - SANTA MISSA celebrada pelo Frei Gelson Briedis - Tema: A VIDA DE SANTO ANTÔNIO

13 DE JUNHO - QUINTA-FEIRA
DIA DEDICADO AO GLORIOSO PADROEIRO SANTO ANTÔNIO
6h - ALVORADA em honra a Santo Antônio
15h - ABERTURA da sonorização
16h - SANTA MISSA presidida por Monsenhor Alex Paiva Ribeiro (Vigário Geral) e concelebrada por Padre Roberto José Pinto. Em seguida, Procissão com os Andores Sagrado Coração de Jesus, Sagrado Coração de Maria e Santo Antônio. Após, distribuição dos pãezinhos de Santo Antônio.
18h- Abertura do Restaurante
19h - LEILÃO com valiosas Prendas doadas pelos devotos
21h - BINGO com os seguintes PRÊMIOS:
     - 1º Prêmio: 1 Tanquinho
     - 2º Prêmio: 1 DVD
     - 3º Prêmio: 1 Microondas
     - 4º Prêmio: Surpresa (sorteio pelo nº da cartela)
22h - Sensacional SHOW Católico com a Banda Caminhada de Emaús (Santa Terezinha)

14 DE JUNHO - SEXTA-FEIRA
19h - CELEBRAÇÃO com o Diácono Manoel Martins da Silva Filho
19h30min - ABERTURA do Restaurante
21h – SHOW com Os Malandros do Forró

15 DE JUNHO - SÁBADO
18h - SANTO TERÇO dedicado aos idosos
18h30min - ABERTURA do Restaurante
19h - Início do grandioso LEILÃO. Após o Leilão, RIFA com os seguintes PRÊMIOS:
     - TELEVISÃO 32”
     - PARABÓLICA
     - BICICLETA
     - LIQUIDIFICADOR
     - GELADEIRA
22h - Sensacional SHOW com Street Band
0h - Sensacional SHOW com Cezário Ramos e Gabriel

16 DE JUNHO - DOMINGO
11h - SANTA MISSA celebrada pelo Padre Roberto José Pinto e Diácono Manoel Martins da Silva Filho. Após a MISSA, CARREATA com a Bênção dos Carros com o Diácono Manoel
11h30min - ABERTURA do Restaurante
20h - Grandioso SHOW com Geovane do Forró

“QUE DEUS ABENÇOE A TODOS QUE IMITAREM AS VIRTUDES DE SANTO ANTÔNIO!”

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Publicada listagem de candidatos a cargos de Conselheiros Tutelares

"Quem casa quer casa", neste sábado, no Galpão Cultural

O grupo "DEUSES NADA GREGOS" apresenta "Quem casa quer casa", de Martins Pena. Adaptação e
direção de Paula da Guia.

Neste sábado, 8 de junho, às 20h, no Galpão Cultural.

Ingressos antecipados a R$10,00 (na loja da Cópia Fácil)

Inteira: R$15,00
Meia: R$7,50

Classificação: livre
Elenco: Hugo Figueira, Mariana Figueira, Lara Mattos, Letícia Gonçalves e Lucas Araújo.

Vacinação contra a paralisia infantil

Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite acontecerá de 8 a 21 de junho.


Crianças de 6 meses a menores de 5 anos devem ser vacinadas contra a paralisia infantil.

Por isso, elas devem ser levadas aos postos de vacinação entre 8 e 21 de junho.

Não se esqueça de levar a caderneta.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Nove municípios aderem ao novo consórcio de saúde da região serrana


Foto: Gilmar Marques.
Em reunião realizada em Cantagalo, só faltou Cordeiro, que também deve aderir ao projeto, que visa tornar a saúde modelo e beneficiar a população que mais precisa do serviço público

Prefeitos de nove dos dez municípios interessados estiveram reunidos em Cantagalo, na última quarta-feira, 5 de junho, para definirem a criação de um novo consórcio de saúde que possa ser abrangente, atender às demandas e problemas comuns a todos eles e levar uma saúde de melhor qualidade à população regional.

Além de Cantagalo, participaram os prefeitos de Bom Jardim, Paulo Barros (PMDB); de Duas Barras, Alex Rodrigues Leitão (PMDB); de Sumidouro, Juarez Corguinha (PMDB); de Carmo, Odir Ribeiro (PSB); de Macuco, Félix Lengruber (PMDB); de São Sebastião do Alto, Carmod Bastos (PT); de Trajano de Moraes, Carlinhos Gomes (PSDB); e de Santa Maria Madalena, Fernando Duarte (PSC). Do bloco interessado, apenas o prefeito de Cordeiro, Salomão Lemos Gonçalves (PR), não esteve presente, apesar de ter confirmado adesão ao movimento. O escopo do projeto, elaborado por Cantagalo, também foi apresentado na reunião pelo coordenador administrativo da Secretaria Municipal de Saúde, Rodrigo Nassar, assim como as formas de adesão, as conquistas advindas do processo e o que representa a união desses municípios em torno da solução de seus problemas comuns.

Definido como Consórcio Intermunicipal Serrano de Saúde (CISS), o movimento ganhou adesão unânime. Todos os prefeitos concordaram com a criação, defendendo que as centrais de regulação responsáveis pela região não funcionam adequadamente e que municípios-polo, como Nova Friburgo, não conseguem sustentar a demanda, mostrando deficiências interna e externa. Nova Friburgo, por exemplo, não faz parte do grupo, não só por se tratar de outra realidade e de já penalizar os demais municípios com sistema ineficiente, na opinião dos prefeitos e técnicos presentes, mas, também, por conta do Conselho Municipal de Saúde, que não concorda com a participação de Nova Friburgo, problema já enfrentado por ocasião do consórcio anterior, o Cis-Serra (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana), do qual o prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, é o atual presidente. Ao final, os prefeitos assinaram um protocolo de intenções, se comprometendo uns com os outros em relação à instituição do sistema.

Festa Junina no CELOS

O Colégio Estadual Leopoldo Oscar Stutz realizará uma festa junina na sexta-feira, 7 de junho.

Haverá quadrilha, brincadeiras, comidas típicas, e muito mais!
Show com Cristiane Moura!

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Encontro Ecológico de Trilheiros em Macuco


Informe da Junta de Serviço Militar

A 24ª Junta de Serviço Militar de Bom Jardim informa aos jovens dispensados do serviço militar que
não compareceram para assinar o Certificado de Dispensa de Incorporação, que devem ir o quanto antes à Junta Militar na qual se alistaram para regularizar a situação e, assim, participar da cerimônia de juramento à Pátria e receber o certificado.

Deputado sugere rever concessão da RJ-116

Depois de participar de audiência pública promovida pela Alerj em Nova Friburgo para cobrar a redução de lombadas eletrônicas na RJ-116, o site oficial da Assembleia Legislativa publicou que o deputado estadual Comte Bittencourt (PMD) defendeu a revisão do contrato de concessão da rodovia, administrada pela Rota 116.

“Se o documento [contrato de concessão] assinado há mais de uma década não responde mais às necessidades de Nova Friburgo, ao seu pleno desenvolvimento e à sua expectativa de futuro, cabe ao poder concedente [governo estadual] abrir o debate, fazer um termo aditivo e realizar investimentos. Não há como passar ao usuário todos os gastos dos recursos necessários”, disse Comte.

O deputado sugeriu uma nova audiência pública, no segundo semestre, com a presença da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos de Transportes (Agetransp), para discutir a segurança e investimentos na rodovia.

Fonte: A Voz da Serra
Por Mário Rangel

Festa Junina na Escola Moreira Franco neste sábado


PROGRAMAÇÃO

13h30min – Quadrilha do 4º ano (professora Marcinha)
14h - Quadrilha do 4º ano (professora Gean)
14h30min - Quadrilha do 4º ano (professoras Valéria e Raquel)
15h – 5º ano (professoras Débora, Griciele, Diana Lúcia, Vivian, Camila, Léo e Fernanda)
15h30min – 6º ano (professora Ana Maria)
16h – 7º ano (professora Ana Maria)
16h15min – 4º ano (professoras Tatiana, Gisele e Lorena)
16h30min – 6º ano (professora Isabela)
17h – 8º ano (professora Isabela)
17h30min – 9º ano (professora Isabela)
18h – Show com Marquinho dos Teclados

Aniversário de Sumidouro


terça-feira, 4 de junho de 2013

Exposição Agropecuária de Madalena


Um olhar sobre Bom Jardim

Francisco José Erthal Mello, bom-jardinense que mora no México há muitos anos, está de volta à terra natal. E publicou hoje em sua página numa rede social uma série de fotografias que lançam um olhar inusitado sobre Bom Jardim. Ele explorou ângulos inéditos e fez uma revisitação de outros clássicos. A seguir, um apanhado desses cliques: